Buscar

Qualidade de vida no trabalho !!

Na sua opinião, na atualidade, quais são os motivos que estão levando as pessoas a adoecerem? Qualidade de vida, uma responsabilidade pessoal ou da organização? Prevenção, pura ilusão? 

 

💡 7 Respostas

User badge image

Wallace Siqueira

Itamar tudo bem? Tive uma atividade dessa na UNIFACS, minha resposta foi a seguinte, tive 2,5 pts, espero que te ajude e te direcione (recomento que use como referência, pois provavelmente nosso professor é o mesmo).

 

Ao longo dos séculos a forma como trabalhamos mudou e evoluiu consideravelmente até chegarmos aos tempos atuais onde produtividade, eficiência, qualidade, eficácia, custos, entre outros fatores condicionantes são fundamentais e primordiais para qualquer nível hierárquicos das organizações, ou seja, atualmente qualquer profissional trabalha em função de objetivos relacionados ao negócio e a sua função.

Com essa demanda por entregas, atingimento de objetivos e redução de custos por exemplo, atribuídos a todos os empregados, cresceu consequentemente a cobrança por aumento da produtividade, infelizmente essa demanda não foi necessariamente acompanhada por formação e capacitação dos profissionais, principalmente quando olhamos a base das organizações, ou seja, os níveis operacionais, uma vez que precisaram se adaptar as novas formas de trabalho, tendo que aprender então a fazer a gestão de suas atividades pensando no impacto como um todo nos resultados do negócio.

Doenças ocupacionais sempre existiram e sempre existirão, o que mudou e mudará, conforme a evolução da forma como trabalhamos, é o tipo de doença ocupacional que acometerá os profissionais. Alguns anos atrás as doenças mais comuns eram relacionadas a saúde física, principalmente LER e DORT, causadas por repetição de movimentos, contudo atualmente as doenças que mais ocorrem são as doenças relacionadas a mente, sendo as mais comuns o estresse e a síndrome de Burnout, ou seja, são relacionadas à exaustão física, emocional e psicológica.

A prevenção não é tão simples como parece, uma vez que os profissionais estão condicionados a precisarem produzir mais para manter suas colocações no mercado, causando a exaustão principalmente psicológica tirando a vontade de fazer outras coisas necessárias para estimular e condicionar a vida a uma melhor qualidade. Isso faz com que haja um aumenta ainda mais do estresse do profissional nos dias atuais. Por esse motivo as ações para melhorar a qualidade de vida dos profissionais devem ser compartilhadas entre as empresas e os colaboradores, ou seja, a empresa deve dimensionar melhor as atividades por colaborador, de modo a equilibrar as entregas por profissionais com as mesmas funções ou funções similares. Por outro lado, os profissionais devem buscar soluções pessoais para minimizar a pressão, buscando válvulas de escape para o estresse, como a prática de exercícios e o desenvolvimento de alguns hobbies, por exemplo, além de dedicar tempo a coisas relevantes para sua vida no momento.

Podemos concluir que o mundo atual condicionou o ser humano a mudar sua maneira de viver e de trabalhar, contudo são necessários cuidados ao gerirmos essas mudanças, e lembrarmos de manter o equilíbrio entre o profissional e o pessoal, contribuindo para uma ótima qualidade de vida grandes mudanças, principalmente no âmbito profissional, contudo precisamos ter claro que nós somos os principais responsáveis pela qualidade de nossas vidas e que as empresas tem papel fundamental na saúde e segurança em nossos locais de trabalho.

2
Dislike0
User badge image

Itamar Junior Monteyro

Muito Obrigado !! 

0
Dislike0
User badge image

Itamar Junior Monteyro

Obrigado !!!  RD 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais