Buscar

Teria havido preclusão para a impugnação do indeferimento da prova?

“A” propôs ação de indenização por danos materiais e morais, pois inscrito indevidamente em órgãos de proteção ao crédito por compra não realizada na loja “BBB” e, em razão disto, impedido de adquirir imóvel residencial próprio financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação e, para comprovar suas alegações, requereu o deferimento da produção de prova documental, já juntada com a inicial, e testemunhal para demonstrar a extensão do dano. Devidamente citada, a loja “BBB” apresenta tempestivamente sua defesa e alega que foi vítima de fraude, não tem culpa pelo evento e requer o julgamento antecipada da lide. O juiz julga a lide antecipadamente e acolhe integralmente os pedidos do autor, inclusive quanto às verbas de sucumbência. A loja “BBB” ingressa com apelação e, intimado para apresentar as contrarrazões, “A” pretende impugnar a decisão que indeferiu a produção da prova testemunhal. Como o autor deverá proceder? Teria havido preclusão para a impugnação do indeferimento da prova?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Não ocorreu preclusão para impugnação do indeferimento da prova. Explico:

O indeferimento deveria ser impugnado por via recursal. Entretanto, faltaria interesse recursal para a parte que teve seus pedidos julgados procedentes, razão pela qual não se viabilizaria o recurso citado.

Entretanto, houve interposição de recurso que pode trazer entendimento diverso acerca do mérito e, para melhor entendimento, é imperiosa a produção de prova testemunhal, sendo certo que o Novo CPC admite a produção desse tipo de prova nessa fase do processo, a critério do relator, evidentemente:

"Art. 932. Incumbe ao relator:

I - dirigir e ordenar o processo no tribunal, inclusive em relação à produção de prova, bem como, quando for o caso, homologar autocomposição das partes;"

1
Dislike0
User badge image

Citycar Abm

A peça processual cabível é o recurso especial para o STJ, nos termos do Art. 105, III, a, da CF/88, bem como do Art. 541 e seguintes do CPC. Deverá ser interposto por João perante o Presidente ou o 3º VicePresidente do TJ/RJ, para o juízo prévio de admissibilidade, indicando os sócios Y e Z, da pessoa jurídica, como recorridos. Os fundamentos do recurso são a violação dos artigos 2º e 28 do CDC, eis que, tratando-se de relação de consumo (Art. 2º do CDC), a desconsideração da personalidade jurídica é regida pela teoria menor (Art. 28 do CDC), que dispensa a prova da existência de desvio de finalidade ou de confusão patrimonial, bastando a constatação da insolvência da pessoa jurídica para o pagamento de suas obrigações. Deve ser enfatizado que tais artigos da legislação federal foram devidamente préquestionados pelo TJ/RJ. O pedido formulado deverá ser no sentido de que o STJ conheça do recurso e a ele dê provimento para sanar violação aos dispositivos de Lei Federal e, consequentemente, reformar o acórdão do TJ/RJ, a fim de manter, na íntegra, a decisão proferida pelo juízo de primeiro grau, autorizando, assim, a desconsideração da personalidade jurídica.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais