Buscar

Gabarito da atividade avaliativa discursiva de teoria da contabilidade e estudos atuariais g1 ead ulbra

As Doutrinas contábeis são conceitos contábeis desenvolvidos através de estudos.

Na Idade Contemporânea que vai do século XVIII até os dias de hoje, foi marcada como o período científico da Contabilidade (se torna "ciência”), a partir daí surgiram várias doutrinas contábeis ou seja após a obra de Luca Pacioli, vários conceitos contábeis foram desenvolvidos através de estudos.

As doutrinas contábeis foram introduzidas por diversas escolas contemporâneas que conceituaram a Contabilidade sob diversos aspectos: Contista, Personalista, Neocontista, Controladora, Aziendalista, Patrimonialista e Neopatrimonialista.

Redija um texto dissertativo, destacando ao menos 2 características de cada uma destas escolas. 

Gabarito: 

As principais características dessas escolas são:

Escola Contista, foi a primeira escola contábil conhecida como a era da estagnação contábil, seu objetivo era explicar o funcionamento das contas criando a sua separação, já a Escola Personalista, surgiu em reação aos conceitos e propostas da escola contista sendo conhecida como Escola Toscana, seu objetivo era explicar as relações de direitos e obrigações definindo o proprietário como responsável pelas mesmas. A Escola Neocontista, procurava devolver a contabilidade o seu verdadeiro objeto, a riqueza patrimonial, seu objetivo foi trazer melhoras ao estudo da analise patrimonial e dos fenômenos decorrentes da gestão empresarial. A Escola Controladora, considerava a Contabilidade como a Ciência do Controle Econômico, dividindo a administração econômica em Gestão sendo a administração do patrimônio, Direção sendo a harmonização de relações internas e externas e Controle que impede o desperdício, já a Escola Aziendalista, considerava a Contabilidade como a Ciência da Administração Econômica, divide-se em dois elementos, pessoas e riqueza/patrimônio, a teoria contábil de estudo nessa época eram os resultados da gestão, princípios e constituição das pessoas na organização. A Escola Patrimonialista, defendia a Contabilidade como a Ciência do Patrimônio e também como uma Ciência Social, o objeto da contabilidade é o patrimônio, sendo os fenômenos patrimoniais considerados fenômenos contábeis que são divididos em estática patrimonial, dinâmica patrimonial e levantamento patrimonial. A Escola Neopatrimonialista, estuda os fenômenos sociais e econômicos na contabilidade, relatando a necessidade de relatórios de auditoria e de outras análises dos demonstrativos contábeis para aumentar o controle das empresas e regras de padronização.

💡 1 Resposta

User badge image

Maiane

resposta b

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais