História Moderna

"O Brasil é um país extraordinariamente africanizado. E só a quem não conhece a África pode escapar quanto há de africano nos gestos, nas maneiras de ser e de viver e no sentimento estético do brasileiro. Por sua vez, em toda outra costa atlântica podem-se facilmente reconhecer os brasileirismos."
(Adaptada de ENADE) Considerando o diálogo atlântico estabelecido pelos europeus, africanos e brasileiros entre os séculos XVI e XVIII, referido no fragmento do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os portugueses, pioneiros nas expedições de exploração da costa atlântica africana, desde o início estavam interessados no comércio de escravos que eram vendidos, inicialmente, na Europa e depois nas ilhas atlânticas, no Caribe e na América Espanhola.
II. A multiplicação de rotas comerciais transatlânticas estabelecidas pelos europeus ao longo dos séculos XVI a XVIII favoreceu o crescimento das cidades no interior do território africano.
III. Os intercâmbios produzidos pelo comércio atlântico promoveram grande influência da África sobre o Brasil, como pode ser comprovado nos rituais religiosos de origem africana presentes em todo o Brasil atualmente.

É correto o que se afirma em:

Disciplina:Licenciatura em História1.519 materiais