Buscar

o que significa substabelecimento - contrato de mandato..

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Nunes

é o contrato pelo qual alguém, chamado procurador, ou mandatário, se obriga a praticar atos ou administrar interesses de outrem.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Substabelecer é transferir ou compartilhar com alguém poderes conferidos por outrem por meio de mandato, ou seja, é quando alguém concede a alguém poderes para atuar em seu nome e esse mandatário substabelece ("delega") esses poderes para um terceiro.

Exemplificando, ocorre substabelecimento quando contrato um advogado e lhe concedo poderes para, dentre outras coisas, me representar em audiência e esse advogado substabelece poderes para que outro advogado me acompanhe. Perceba que eu não contratei esse segundo advogado, mas ele atuará em razão de substabelecimento.

Ainda, o substabelecimento depende de negócio jurídico ou previsão legal para ocorrer.

Por fim, pode se dar com ou sem reserva de poderes. Quando houver reserva, o mandatário original mantém os poderes juntamente com o substabelecido. Do contrário, apenas transfere esses poderes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais