Buscar

História do pensamento econômico.

Em 1776, a Inglaterra, como o país mais eficiente e poderoso no mundo, do ponto de vista da indústria, beneficiou-se enormemente do livre - comércio internacional. À medida que os empresários ingleses tornavam-se mais fortes, não precisavam mais contar com os subsídios do governo, com privilégios de monopólios e com a proteção tarifária. Surgia uma força de trabalho móvel, mal paga, livre e vigorosa.

 

BRUE. Stanley L. História do pensamento econômico. trad. Luciana Penteado Miquelino. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
 

Disponível em: <http://historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br/2013/09/a-revolucao-industrial-idade.html>. Acesso em: 18 mar. 2017.


Sobre a relação da revolução industrial e a economia política clássica afirma-se que:

Alternativas

 

Alternativa 1:

Tanto a Revolução Industrial como a Economia política clássica se desenvolveram inicialmente nos Estados Unidos.

 

Alternativa 2:

Smith e seus contemporâneos que viveram durante os primeiros estágios da Revolução Industrial não puderam identificar de forma adequada a representatividade desse fenômeno e a direção que esse desenvolvimento tomaria.

 

Alternativa 3:

Houve uma estagnação profunda no segmento industrial, de modo que o ócio fazia parte do cotidiano da classe trabalhadora.

 

Alternativa 4:

A economia clássica, por conta do contexto da Revolução Industrial, exigia a interferência máxima do governo na economia de mercado.

 

Alternativa 5:

A teoria clássica também é conhecida como socialismo econômico.

💡 3 Respostas

User badge image

Juliane Iung


alternativa 2

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os economistas clássicos produziram sua "dinâmica magnífica" [3] durante um período em que o capitalismo emergia do feudalismo e em que a Revolução Industrial estava levando a grandes mudanças na sociedade.

Essas mudanças levantaram a questão de como uma sociedade poderia ser organizada em torno de um sistema no qual cada indivíduo buscava seu próprio ganho (monetário). A economia política clássica está popularmente associada à ideia de que o livre mercado pode se regular.

Os economistas clássicos e seus predecessores imediatos reorientaram a economia da análise dos interesses pessoais do governante para interesses nacionais mais amplos. Adam Smith , seguindo o fisiocrata François Quesnay , identificou a riqueza de uma nação com a renda nacional anual, em vez do tesouro do rei. Smith viu essa renda como produzida por trabalho, terra e capital.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa 2.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais