Buscar

Economia Politica.

Na história da civilização de Roma vamos encontrar muitos dos elementos que caracterizam o moderno capitalismo. Embora a história romana tenha se evidenciado mais por lutas de conquistas, construindo em primeiro estágio uma República e depois um Império mundial, dominando toda a área do Mediterrâneo, incluindo Ásia Menor, norte da África, França (Gália), Espanha, abrangendo partes da Europa Central até o Rio Danúbio e chegando à Inglaterra e à Escócia, suas contribuições culturais, políticas e econômicas não podem ser subestimadas.
 

GASTALDI, J. P. Elementos de Economia Política. São Paulo: Saraiva, 2006, p.39.
 

Considerando o legado dos romanos no que se refere as questões de propriedade e riqueza dos cidadãos, sabe-se que a República Romana apresentará uma inovadora concepção de cidade. Assim, com base nessa contextualização, analise as asserções abaixo:

​I. Se em Aristóteles o papel central estava na cidade e no aspecto da vida comunitária, a República  Romana promoveu a defesa dos direitos e interesses comuns definidos em leis e garantidos pela justiça.

PORQUE

Historicamente, o Império Romano, através do direito romano promoveu a soberania do proprietário sobre seus bens de modo a potencializar a superioridade do indivíduo, que será a base para o individualismo moderno.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Durante a República Romana , a economia romana era amplamente agrária , centrada no comércio de mercadorias como grãos e vinho. Os mercados financeiros foram estabelecidos por meio desse comércio e as instituições financeiras que concediam crédito para uso pessoal e infraestrutura pública foram estabelecidas principalmente por meio da riqueza entre famílias.

Em tempos de escassez agrícola e de dinheiro, oficiais e financiadores romanos tendiam a responder cunhando dinheiro; isso aconteceu durante a prolongada crise da Primeira Guerra Púnica e criou distorções e dificuldades econômicas. Começando no início do Império Romano, a economia tornou-se monetizada em uma extensão quase universal, no sentido de usar o dinheiro para expressar preços e dívidas , e um sistema bancário básico foi formado.

Imperadores emitiram moedas estampadas com seus retratos para disseminar propaganda, criar boa vontade pública e simbolizar sua riqueza e poder. A economia imperial romana costumava ser instável, inflada em parte pelos imperadores que emitiam dinheiro para financiar projetos imperiais de alto nível, como obras públicas de construção ou guerras caras que ofereciam oportunidades de propaganda, mas pouco ou nenhum ganho material.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa 1.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais