Buscar

Agressão contra o sogro é violência doméstica?

O homem que pratica o crime de lesão corporal leve (art. 129) contra seu ex-sogro pode ser enquadrado no § 9º do referido referido?

💡 2 Respostas

User badge image

Ellen Lima

Depende do caso concreto, em tese sim. A lei Maria da Penha pode ser aplicada tanta para homens quanto para mulheres, apenas deverá ser feita uma análise para saber se a agressão em questão preenche os requisitos que tipificam uma agressão doméstica.

1
Dislike0
User badge image

Andréa Oliveira

Desculpe, mas de uma breve leitura da Lei 11.340/06 percebe-se de que é inaplicável os benesses da Lei para os homens.
Endosso o pensamento com o seguinte julgado:

Lei Maria da Penha. Medidas protetivas. Aplicabilidade ao homem na condição de vítima. Impossibilidade (…) “A Lei previu, portanto, taxativamente que sua incidência se dá no caso em que a violência for contra mulher e baseada no gênero, como acima destacado. É necessário, portanto, para a configuração da violência doméstica nos termos da Lei Maria da Penha, que o agressor se aproveite de situação de vulnerabilidade da vítima em decorrência de sua condição de mulher. Afirmar o contrário seria alargar desmesuradamente a incidência da Lei para além de seus escopos, tratando de forma igual situações distintas, a saber, as de efetiva violência doméstica contra a mulher e as de agressões no interior de uma família cuja causa não possui qualquer relação com questões de gênero.” (…) (TJMG, AC nº 1.0637.15.007050-5/001, Relator: Nelson Missias de Morais, 2ª CÂMARA CRIMINAL, J. 04/05/2017).

Espero que tenha esclarecido.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais