Buscar

Aplicar diagrama de Venn em propriedades de morgan?

💡 6 Respostas

User badge image

aline barros

gdf

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em Matemática, os diagramas de Venn foram desenvolvidos para facilitar a representação dos conjuntos de uma forma gráfica. Como exemplo, temos a representação dos conjuntos \(A = \left\{ {1,2,3,4,5,6} \right\}\), \(B = \left\{ {5,6,7,8,9,10} \right\}\) e o conjunto intersecção \(A \cap B = \left\{ {5,6} \right\}\).


---

As propriedades de De Morgan são leis da álgebra booleana que visam simplificar expressões lógicas. Existem duas propriedades, que são o teorema do complemento do produto e o teorema do complemento da soma expressos por \(\overline {A \cdot B} = \bar A + \bar B\) e \(\overline {A + B} = \bar A \cdot \bar B\), respectivamente. Nas expressões, \(A\) e \(B\) são variáveis booleanas.

---

Podemos demonstrar as propriedades de De Morgan por meio de diagramas de Venn. Para a propriedade do complemento do produto, como a operação E (\(\cdot\)) representa a intersecção e a operação OU (\(+\)) representa a união de conjuntos, temos a seguinte equivalência entre os conjuntos \(A\) e \(B\):


Autoria Própria

---

Analogamente, para a propriedade do complemento da soma, temos:


Autoria Própria

---

Portanto, os diagramas de Venn podem ser utilizados para demonstrar as propriedades de De Morgan.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais