Atividade para avaliação - Semana 3 - UNIVESP

Pergunta 1

Com base no vídeo “Professor da Pré-Escola - Menino quem foi teu mestre?”, assinale a alternativa que retrata a relação do desenho com o desenvolvimento da criança:

  a) As crianças não possuem habilidades artísticas, portanto desenhar não influencia no desenvolvimento delas.
  b) O desenho revela a concepção de mundo e a maneira de a criança ser.
  c) O imaginário infantil é limitado, portanto não influencia no desenho.
  d) Os desenhos são traços que não afetam o desenvolvimento.
  e) As etapas do desenho não interferem no processo de aprendizagem.

(link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=iGKyC6-nNB4)

 

Pergunta 2

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações a seguir, as quais tratam do conceito de “assimilação deformantes”, que caracteriza os jogos simbólicos.

a) Ao assimilar a realidade por analogia, a criança cria significados sociais e pode compreender as coisas afetiva e cognitivamente.

b) As fantasias, as imitações e os modos de pensar acabam se deformando porque a criança não relaciona com a realidade.

c) Ao assimilar o mundo como deseja, a criança cria analogias, faz inversões, mitifica coisas, torna-se produtora de linguagens e criadora de convenções.

d) A criança, ao pensar o que existe no mundo, não associa com as suas imitações e criações.

e) As fantasias, as imitações e os modos deformantes de pensar ou inventar a realidade são como um prelúdio para as futuras teorizações das crianças na escola.

 

Pergunta 3

Complete as lacunas da frase com as palavras comoporquê, coordenação e assimilação.

Se os jogos exercícios são a base para o ____________, os jogos simbólicos são a base para o ___________ das coisas. Mas a ___________ de ambos se dará com a estrutura dos jogos de regras graças à ___________ recíproca.

 

Pergunta 4

Fazem parte do desenvolvimento da inteligência, segundo Piaget, no período sensório-motor, as seguintes características:

  a) Adaptação inata, desordem de esquemas, processos de imitação, causalidade objetiva e apego aos objetos.
  b) Adaptação inata, coordenação das atividades, processos de imitação, causalidade objetiva e conservação da imagem.
  c) Adaptação a priori, desordem de esquemas, processos de aprendizagens, causalidade e efeito e conservação dos objetos.
  d) Adaptação a priori, coordenação de esquemas simples, processos de aprendizagens, subjetividade das coisas e apego aos objetos.
  e) Adaptação inata, coordenação de esquemas simples, processos de imitação, causalidade objetiva e conservação dos objetos.

 

Pergunta 5

Referente à memória do bebê, pode-se afirmar que:

  a) É frágil, refere-se a acontecimentos e situações simples, e não existe possibilidade de vestígio mnêmico, não podendo ser comparada com situações futuras, pois as trajetórias são descontínuas e evolutivas.
  b) É frágil, refere-se às vivências complexas, e não existe possibilidade de vestígio mnêmico, podendo ser comparada com situações futuras, pois as trajetórias não são evolutivas.
  c) É complexa, refere-se à vivência relacionada a comer, e a duração do vestígio mnêmico está longe de ser comparada com o que terá somente alguns anos depois, pois as trajetórias são descontínuas.
  d) É frágil, refere-se a acontecimentos e situações simples, e a duração do vestígio mnêmico está longe de ser comparada com o que terá somente alguns anos depois, pois as trajetórias são contínuas e evolutivas.
  e) É complexa, refere-se a acontecimentos e situações simples, e não há duração do vestígio mnêmico, pois as trajetórias não estão relacionadas à evolução.
Disciplina:Teorias da Aprendizagem1.519 materiais