Buscar

O que é cinesiologia?

💡 3 Respostas

User badge image

Danielle Campos

A palavra Cinesiologia vem do grego, kinesis significa movimento, sendo assim cinesiologia é a ciência que estudo o movimento. No caso da área da saúde a cinesiologia aplicada vem para estudar os movimentos humanos. Quando falamos em movimento humano estamos falando de músculos. Através da contração muscular e das estruturas articulares que nosso corpo se movimenta. Portanto, para entender e estudar cinesiologia humana é necessário entender o funcionamento de músculos e articulações.

De uma forma mais abrangente, quando estramos no meio da educação física e do treinamento, entender a cinesiologia do corpo humano pode ser um determinante de uma boa aula ou plano de treinamento. Muitas vezes não identificamos o papel de cada músculo para os movimentos e podemos estar priorizando ou negligenciando algum grupo muscular importante.

Tal cuidado é de extrema importância quando falamos em estabilização de alunos que possuem alguma limitação, equilíbrio muscular em atletas de alta performance para evitar lesões e potencializar os resultados e, no atendimento voltado à saúde traz segurança ao aluno de um treinamento correto que não ocasionará desequilíbrios, lesões e resultará na conquista dos seus objetivos, sejam estéticos, posturais ou de qualquer natureza.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fisiologia, mais especificamente acerca da Cinesiologia e sua função.A Fisiologia consiste em um subárea da Biologia que foca-se na investigação do aspecto funcional físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos. A titulo de curiosidade, a palavra "fisiologia" advém de dois termos gregos: "physis" que traduz-se como "funcionamento" e "logos" que significa "estudo" ou "conhecimento".Nesse contexto, a palavra "Cinesiologia" deriva do grego "kinesis" que significa movimento com a terminação "logos" que significa estudo. Portanto, a Cinesiologia trata-se da área da saúde que estuda os movimentos humanos, mais precisamente dos movimentos musculares.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais