Buscar

como identificar teoria de pascal e de arquimedes

💡 5 Respostas

User badge image

Lucianno da Silva

*Principio de Pascal: a variação de pressão provocada em um ponto de um liquido em  equilibrio se transmite integralmente a todos os pontos do liquido.

 Aplicações práticas e a prensa hidraulica que multiplica força.

*Teorema de Arquimedes: um fluido em equilibrio age sobre um corpo nele imerso com uma  força vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo.

 Aplicações prática: navio sobre a água

0
Dislike0
User badge image

anacleidemotta@gmail.com

valeu Luciano obg.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

como identificar teoria de pascal e de arquimedes


A mecânica dos fluidos é a parte da física que estuda o efeito de forças em fluidos. Os fluidos em equilíbrio estático são estudados pela hidrostática e os fluidos sujeitos a forças externas não nulas são estudados pela hidrodinâmica. Existem leis que regem o comportamento dos fluídos nessa área, dentre essas identificam-se as teorias de Pascal e de Arquimedes.


O Princípio de Pascal é o princípio físico elaborado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal, que estabelece que a uma pressão exercida em um fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do recipiente que o comporta. Essa teoria é útil para se aplicar altas forças modificando-se somente a área de aplicação no fluído em relação à área de aplicação do fluído, uma vez que a força é equivalente à pressão e a área de atuação.

O Princípio de Arquimedes, de autoria do físico e engenheiro grego Arquimedes de Siracusa, enuncia que todo e qualquer corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo corpo. Essa teoria explica satisfatoriamente a existência da força de empuxo que proporciona a flutuabilidade de corpos.


Portanto, as teorias de Pascal e de Arquimedes são aplicáveis à fluídos estáticos e possuem diversas aplicações reais.


Fonte:FOX, R.W.; McDONALD, A.T. . Introdução à Mecânica dos Fluidos. LTC Editora Guanabara Dois S.A., Rio de Janeiro, 6ª Edição, 2006.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais