Buscar

Av1 - Fundamentos em Anatomia e Fisiologia Humana

1)

O tecido epitelial é uma lâmina formada por uma camada celular que reveste toda superfície externa e interna do organismo. Enquanto a epiderme é um exemplo de revestimento externo da superfície do corpo, o mesotélio reveste as cavidades e o endotélio reveste o coração, vasos sanguíneos e linfáticos. A partir desse conceito, complete com V(verdadeiro) ou F(falso):

( ) A primeira característica levada em conta para classificação dos diversos epitélios é o número de camadas celulares.

( ) O segundo critério é a característica de suas células mais superficiais.

( ) Comum a todos os epitélios é o fato de serem avasculares, ou seja, não apresentam capilares e dependem exclusivamente da camada conjuntiva subjacente para receberem nutrientes, oxigênio, sinalizadores químicos e exportarem metabólitos.

( ) A comunicação entre o epitélio e o tecido subjacente é de suma importância e se dá através da lâmina basal. 


Alternativas:

  • a)

    V,F,F,F

  • b)

    F,V,F,V

  • c)

    V,V,V,V

  • d)

    V,F,V,F

  • e)

    F,F,F,F

💡 1 Resposta

User badge image

Mariana Vinha

O tecido epitelial, pode ser simples ou estratificado. No primeiro caso, é formado por uma só camada de células achatadas, cúbicas ou prismáticas; no segundo, é formado por várias camadas de células. O revestimento interno dos vasos sanguíneos, por exemplo, é constítuido por um epitélio simples, que recebe o nome de endotélio; a epiderme da pele é constituída por um epitélio estratificado.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais