Buscar

o que é osmose

💡 3 Respostas

User badge image

Thalita Ferreira

Osmose é o processo de movimentação da água entre diversos tipos de concentração de substâncias que podem ser dissovildas.No processo de osmose ocorre a passagem do solvente (água) de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico). Este processo não requer energia, e por isso é conhecido como um processo de transporte passivo. O processo que requer energia é conhecido como transporte ativo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para que as células consigam realizar suas atividades biológicas de maneira eficiente, é necessário um sistema de transporte de substâncias eficiente entre o meio interno e externo da célula.

Com esse propósito, existem dois tipos de transporte ao longo da membrana celular chamados de ativo (possui gasto energético) e passivo (sem gasto energético). A osmose é um dos mecanismos de transporte passivo já que o solvente passa do local menos para o mais concentrado. Logo, a osmose ocorre no sentido do gradiente de concentração.

Portanto, osmose é o mecanismo de transporte em que o solvente atravessa a membrana no sentido do gradiente de concentração, ou seja, sem gasto de energia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais