Buscar

Qual o princípio da vedação do retrocesso em matéria ambiental ?

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Ribeiro

Princípio da Proibição do Retrocesso Ambiental: As garantias de proteção ambiental uma vez que são conquistadas não podem retroceder somente aumentar. Sendo assim, esse princípio vai obstar medidas legislativas e executivas que de alguma maneira vão impedir/avisar que o Estado contenha seu ímpeto de reduzir a eficácia de direitos fundamentais.

Objetivo: Preservar o bloco normativo (constitucional e infraconstitucional) já consolidado no ordenamento jurídico, impedindo ou assegurando o controle de atos que venham provocar a sua supressão ou restrição dos níveis de efetividade vigentes dos direitos fundamentais.

Ex: No antigo Código Florestal dizia que deviam ser preservados no mínimo 50m do leito de um Rio. Já o novo código diz que agora são 30m. Assim, os ambientalistas  entraram com uma ADIN dizendo que o novo código tem uma lei que reduziu garantias de proteção ambiental e nesse sentido, o novo código, mais especificamente esse dispositivo, seria inconstitucional.
O STF julgou que isso não fere o Princ. da Proibição do Retrocesso Ambiental, pois houve a diminuição e não o fim da proteção das margens

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre o Princípio da Proibição de Retrocesso Ecológico, Fabiano Melo leciona:

“Também denominado de princípio “da vedação de retrocesso ambiental” ou “princípio da proibição de retrogradação socioambiental”. Reveste-se de princípio implícito.

O STJ possui julgado reconhecendo o princípio da proibição de retrocesso, a saber (grifos nossos):

‘O exercício do ius variandi, para flexibilizar restrições urbanístico-ambientais contratuais, haverá de respeitar o ato jurídico perfeito e o licenciamento do empreendimento, pressuposto geral que, no Direito Urbanístico, como no Direito Ambiental, é decorrência da crescente escassez de espaços verdes e dilapidação da qualidade de vida nas cidades. Por isso mesmo, submete-se ao princípio da não regressão (ou, por outra terminologia, princípio da proibição de retrocesso), garantia de que os avanços urbanístico-ambientais conquistados no passado não serão diluídos, destruídos ou negados pela geração atual ou pelas seguintes’ (REsp nº 302.906, DJe 01.12.2010).” (Direito Ambiental. 2ªed. e-book. pgs. 142-160)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais