Buscar

Comentários sobre a Pirâmide Financeira: lei é ineficaz e desatualizada?

💡 2 Respostas

User badge image

Paula Oliveira

Sim! Hoje em dia a regulamentação em cima disso ainda é emergente, o conhecimento da população é falho. 

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Segundo o Federal Trade Commission (FTC), órgão americano similar ao PROCON, a “Pirâmide de Ponzi” consiste no esquema piramidal caracterizado pela remuneração percebida pelos seus participantes baseada principalmente na quantidade de pessoas recrutadas à rede e na venda de produtos a essas pessoas; na existência de alto volume de estoque, com quantidade de produtos superior à possibilidade de venda; e baixo índice de venda no varejo (Parecer SEAE nº 25/COGAP/SEAE/MF)

De fato, a legislação brasileira vem se mostrando ineficaz e desatualizada ao combate desse tipo de prática, porque, até hoje, não existe uma lei específica para esse delito, que, no mais das vezes, é enquadrado como estelionato (art. 171, Código Penal), crime contra o sistema financeiro (art. 16, Lei nº 7.492/1986), entre outras tipificações esparsas no ordenamento jurídico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais