A maior rede de estudos do Brasil

Liderança e Coaching

O coaching, que, muitas vezes é confundido com a consultoria, trabalha com a ideia de autodesenvolvimento profissional, ou seja, o coach não oferece respostas diretas ao seu cliente (coachee), mas apresenta perguntas, questionamentos, ou situações para que o próprio cliente entenda quais as competências necessárias, traçando objetivos e metas para serem alcançadas.

Já o mentoring é um processo interno organizacional, conduzido por um profissional experiente, que, em geral, já passou por diferentes níveis hierárquicos da empresa e carrega consigo um alto grau de experiência sobre aquele tipo de negócio, e que utiliza dessa experiência para desenvolver novos talentos e desenvolvê-los para a organização ao qual ele trabalha, através de programas de treinamento e desenvolvimento organizacional.

E o counseling é puramente um trabalho de aconselhamento. Ele ajuda as pessoas a tomarem decisões, quer de natureza pessoal ou profissional, com base no seu profundo conhecimento sobre um tema específico.

 

Disponível em: MEDEIROS, Campelo Bruno. Inova em Gestão. Diferença entre coaching, consultoria, mentoring e counseling http://inovaemgestao.blogspot.com.br/2012/09/diferenca-entre-coaching-consultoria-e.html Acesso em: 11 / 05 / 2016 às 10h39

 

Com base no texto acima, avalie as afirmações a seguir.
 

I. O coaching traça as diretrizes que a organização deve colocar em prática.

II. O mentoring integra a equipe de liderança da organização desenvolvendo programas a serem adotados.

III. Tanto o coaching como o counseling não tomam decisões executivas nem traçam objetivos e metas para as empresas cumprirem.

IV. O mentoring, o coaching e o counseling exercem a mesma função nas organizações.

É correto o que se afirma em: 

  A

I, apenas.

  B

II, apenas.

  C

I e IV, apenas.

  D

II e III, apenas.

  E

I, II, III e IV.


3 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes