Buscar

São pressupostos processuais de existência do processo?

💡 3 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Os pressupostos processuais de existência são:

  • Subjetivos:
    • Órgão jurisdicional: é a existência de um órgão competente para julgamento da demanda. Toda demanda processual possuirá, respeitando-se as regras, um órgão jurisdicional competente para julgamento.
    • Capacidade de ser parte: é a aptidão que determinado sujeito possui para figurar em polo do processo, com ou sem representação. Neste espectro, se confunde com a personalidade civil ou capacidade civil de direito ou de gozo. E.g. um bebê de 2 anos possui capacidade de ser autor em ação de alimentos movido contra seu genitor, desde que devidamente representado em juízo (mãe, avós, curador especial, etc.)
  • Objetivos:
    • Demanda: é a ação por meio da qual determinado sujeito requer ao Judiciário determinado provimento, ou seja, é a busca de resultado útil pela via processual.
1
Dislike0
User badge image

eu

Para que o processo tenha existência jurídica e validade jurídica, são necessários pressupostos processuais antecedentes, investidura do juiz, interesse das partes, capacidade de estar em juízo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais