Buscar

CRIMINOLOGIA

Dentro da Evolução da Criminologia, um exemplo de lei brasileira que demonstra a aplicação da criminologia (Princípios e características) na atuação Prática do Direito?

💡 2 Respostas

User badge image

Anne Michelle Schneider

A Criminologia, enquanto ciência empírita, busca construir conceitos e explicações sobre o que vem a ser o crime, não apenas em seu sentido formal-jurídico, mas também em seu sentido sociológico, material, bem como também sobre quem são os "criminosos" (agentes do ato), suas vítimas, e controle social (sistemas de justiça, agencias formais e instituições não formais, etc).

Dessa maneira, em um sentindo amplo, podemos encontrar no Código Penal, no Código de Processo Pena, nas Leis extravagantes penais e processuais penais, como por exemplo a Lei dos Crimes Hediondos, a Lei de Execução Penal, entre outras, exemplos de instrumentos de controle social formal do Estado sobre o crime.

12
Dislike0
User badge image

Jonathan Pessoa

Uma lei que faz uso da criminologia seria a lei de execução penal, onde diversos artigos indicam um estudo da personalidade e contexto social do apenado com vistas a buscar sua adequação social (criminologia clínica).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais