Buscar

Quais as camadas do modelo OSI?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O conceito principal do OSI é que o processo de comunicação entre dois pontos de extremidade em uma rede pode ser dividido em sete grupos distintos de funções relacionadas, ou camadas. Cada usuário ou programa em comunicação está em um dispositivo que pode fornecer essas sete camadas de função. Nesta arquitetura, cada camada serve a camada acima dela e, por sua vez, é servida pela camada abaixo dela. Assim, em uma determinada mensagem entre usuários, haverá um fluxo de dados pelas camadas no computador de origem, pela rede e, em seguida, pelas camadas no computador de destino.

As sete camadas de função são fornecidas por uma combinação de aplicativos, sistemas operacionais , drivers de placa de rede e hardware de rede que permitem que um sistema transmita um sinal por uma rede Ethernet ou por cabo de fibra ótica ou por Wi-Fi ou outros protocolos sem fio .

As sete que são utilizadas na interconexão de sistemas são as seguintes:

  • Camada 7: A camada de aplicação . Esta é a camada na qual os parceiros de comunicação são identificados - há alguém para conversar? - capacidade de rede é avaliada - A rede me deixará falar com eles agora? - e onde os dados ou aplicativos são apresentados de forma visual, o usuário pode entender. Essa camada não é o aplicativo em si, é o conjunto de serviços que um aplicativo deve ser capaz de usar diretamente, embora alguns aplicativos possam executar funções da camada de aplicativo.
  • Camada 6: A camada de apresentação . Essa camada geralmente faz parte de um sistema operacional ( SO ) e converte dados de entrada e saída de um formato de apresentação para outro - por exemplo, de texto não criptografado para texto criptografado em uma extremidade e de volta para texto não criptografado na outra.
  • Camada 5: A camada de sessão . Essa camada configura, coordena e encerra conversas. Seus serviços incluem autenticação e reconexão após uma interrupção. Na Internet, o protocolo TCP e o UDP fornecem esses serviços para a maioria dos aplicativos.
  • Camada 4: A camada de transporte . Essa camada gerencia a compactação de dados e, em seguida, a entrega dos pacotes, incluindo a verificação de erros nos dados quando eles chegam. Na Internet, o TCP e o UDP também fornecem esses serviços para a maioria dos aplicativos.
  • Camada 3: a camada de rede . Esta camada lida com endereçamento e roteamento de dados - enviando-o na direção certa para o destino certo em transmissões de saída e recebendo transmissões de entrada no nível do pacote. IP é a camada de rede para a internet.
  • Camada 2: A camada de enlace de dados . Essa camada configura links na rede física, colocando pacotes em quadros de rede . Essa camada tem duas sub-camadas: a camada de controle de link lógico e a camada de controle de acesso à mídia ( MAC ). Os tipos de camada MAC incluem Ethernet e especificações sem fio 802.11.
* Camada 1: a camada física . Essa camada transmite o fluxo de bits através da rede eletricamente, mecanicamente ou através de ondas de rádio. A camada física abrange uma variedade de dispositivos e mídias, entre eles cabeamento, conectores, receptores, transceptores e repetidores.
0
Dislike0
User badge image

Edielson Aragao De Paula

camada físicacamada de enlace de dadoscamada de redecamada de transportecamada de sessão
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais