Buscar

quais os principais protocolos de comunicação?

💡 4 Respostas

User badge image

Nayra Sousa

................................

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em ciência da computação e telecomunicações , um protocolo de comunicação é um sistema de regras que permite que duas ou mais entidades de um sistema de comunicação se comuniquem entre si para transmitir informações por meio de qualquer tipo de variação de magnitude física . Estas são as regras ou o padrão que define a sintaxe , a semântica e a sincronização da comunicação , bem como os possíveis métodos de recuperação de erros .

Também é definido como um conjunto de regras que permite a comunicação entre os computadores, estabelecendo a forma de identificação destes na rede, a forma de transmissão dos dados e o modo pelo qual as informações devem ser processadas.

Os sistemas de comunicação usam formatos bem definidos (protocolo) para trocar mensagens. Cada mensagem tem um significado exato destinado a obter uma resposta de uma gama de possíveis respostas predeterminadas para aquela situação particular. Normalmente, o comportamento especificado é independente de como deve ser implementado. Os protocolos de comunicação devem ser acordados pelas partes envolvidas. Para alcançar tal acordo, um protocolo pode ser desenvolvido dentro do padrão técnico.

  • Camada 1: nível físico
  • cabo coaxial ou UTP ( Categoria 5 , categoria 5e, categoria 6 , Categoria 6a), o cabo de fibra óptica , um cabo de par torcido , Micro-ondas , Rádio , RS-232 , RS-485.
    • Camada 2: nível de link de dados
    ARP , RARP , Ethernet , Fast Ethernet , Ethernet Gigabit , Token Ring , FDDI , ATM , HDLC , CDP .

    Camada 3: nível de rede

    IP ( IPv4 , IPv6 ), X.25 , ICMP , IGMP , NetBEUI , IPX , Appletalk .

    0
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis


    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

    User badge image

    Outros materiais