Buscar

Civilização ocidental?

💡 14 Respostas

User badge image

maryanad almeida

civilização ocidental ou simplismente ocidende ,e um termo q se refere as diferentes nações.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O cientista político norte-americano Samuel P. Huntington dividiu o mundo em 9 civilizações, de acordo com as características culturais de cada conjunto de países. Uma delas é a Civilização Ocidental, que buscaremos caracterizar.

A Civilização Ocidental compreende os países da América do Norte, da Europa Ocidental e aqueles profundamente influenciados por esses, como Austrália e Nova Zelândia. Compreende, assim, grande parte do conjunto dos países desenvolvidos, possuindo enorme influência econômica, social e militar.

Sua característica mais marcante é a religião cristã, que é predominante em todos os seus países. No aspecto econômico, predomina o capitalismo de livre-mercado, marcado pelo comércio internacional e pela livre negociação. No aspecto político, predomina a democracia liberal, eleições livres e a alternância de poderes.

Convém mencionar que, após a queda do Muro do Berlim e o fim da URSS, especulou-se que a supremacia do Ocidente levaria ao fim da História, com o fim de conflitos no globo e o triunfo da democracia liberal capitalista. Essa teoria, claro, não se verificou, com a permanência de conflitos em diferentes partes do globo.

A América Latina, tendo sua cultura fortemente influenciada pela europeia e também sendo cristã e capitalista é, por vezes, também incluída na civilização ocidental, ou considerada uma civilização derivada e fortemente influenciada por ela..

Em resumo, temos que a civilização ocidental é caracterizada pela religião cristã, pelo capitalismo de livre-mercado e pela democracia liberal. Saiu vitoriosa da Guerra Fria e hoje exerce sua influência em todo o mundo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais