Buscar

Poderiam me ajudar em como se dá a absorção de glicose a partir do lúmen do intestino, destacando o papel das proteínas transportadoras envolvidas

💡 3 Respostas

User badge image

Sarah Amaral

A glicose é um monossacarideo, ao chegar no interstino a glicose entra para as celulas intestinais por um transporte ativo secundario associado ao sódio, esse tipo de transporte é chamado de simporte. O sódio entra na celula por transporte passivo visto que nas celulas intestinais ele esta a favor do seu gradiente eletrolitico, a glicose que esta contra o seu gradiente eletrolitico entra no mesmo momento em que o sódio entra na celula, pegando como se fosse uma carona com o sódio. nesse tipo de transporte ativo não há gasto de atp a forma de energia para o pagamento é outra forma.

As proteinas envolvidas em questao sao as proteinas integrais.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Acerca da absorção de glicose, ela utiliza dois componentes: um absorve por transporte ativo e outro absorve por transporte facilitado de glicose. Ela é um importa substrato de metabolismos para os seres humanos. A sua principal forte são os glicídios. Existem também outros glicídios que são eles os polissacarídeos, que acabam sendo digeridos e se transformam em monossacarídeos que são moléculas de glicose na forma simples.

A respeito do lúmen do intestino, ele que é responsável pelo transporte dos monossacarídeos presentes nessa parte. Em mamíferos, o transporte da glicose é feito por duas proteínas: uma que tem sua formação por ativos transportadores, que necessitam a consumação de ATP e, outra que tem seu transporte por difusão facilitada que não necessitam o uso de energia para o transporte da mesma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais