Buscar

O que é contrato social ?

💡 12 Respostas

User badge image

Gustavo Campos

Essa noção de contrato traz implícito que as pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social. O contrato social seria um acordo entre os membros da sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante. 
3
Dislike1
User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

Conceito:Contrato Social em matéria de ciências políticas se refere ao pacto a que se atribui o início da sociedade como a conhecemos, ou seja, é um "acordo" estabelecido entre o povo e o governante, onde o povo abre mão de certas atitudes individualistas a favor do governante, afim de conseguir segurança social e usufruir de todos os outros benefícios a serem trazidos pela ordem social.

Contratualistas: Os pensadores mais famosos da chamada Teoria do Contrato Social são Hobbes, Locke e Rousseau, este último inclusive com a mais famosa obra intitulado O contrato social, outros atraves dos tempos usarão e escreverão sobre o assunto, mas estes são os principais contratualistas.

Essa teoria tenta explicar a passagem do estado selvagem para a organização em sociedade.

 

Hobbes: O homem é lobo do homem, o homem tem tendência a se sobrepor sobre seu semelhante em uma disputa constante que leva a um estado de guerra, para preservar as vidas é necessário controlar o lobo no homem, dando ao soberano poderes amplos sob seus súditos. O soberano agirá afim de manter a ordem social.

Locke: É necessário que haja uma instância superior aos homens para que não haja julgamentos parciais de cada cidadão de acordo com seus proprios interesses. O governante deve agir observando a vontade do povo e a manutenção do estabelecido no pacto social, garantindo a liberdade e a propriedade privada.

Rousseau: O ser humano é essencialmente bom mas a sociedade o corrompe (bom selvagem), por isso é necessário um governante para manter o pacto social, assim os cidadãos livres renunciam a suas vontades para que se promova a vontade geral. O poder vem do povo.

 

2
Dislike0
User badge image

Renan Macedo

Você precisa especificar o quer dizer com Contrato Social, você recebeu, até agora, duas respostas diferentes. Contrato Social pode se referir a concepção de Teoria Geral do Estado que é em resumo o que o primeiro amigo disse, ou o Contrato Social que é o referente a segunda resposta. Contrato Social é a grosso modo o documento no qual os Sócios de uma Sociedade Empresarial no qual os sócios dispõe sobre o quadro societário, a administração da Sociedade Empresária, as cotas sociais, obrigações do sócios, direitos dos sócios, estabelecimento empresarial. Sem que este documento exista e seja levada a registro na Junta Comercial (JUCESP - no Estado de São Paulo) não há que se falar em Sociedade Empresária, portanto, o contrato social pode ser designado como indispensável à existência da mesma. Espero ter ajuda. Leia sobre isso o Curso de Direito Comercial do Fábio Ulhoa Coelho, volume 1. Quanto ao Contrato Social da Teoria Geral do Estado é um livro e uma teoria dos constratualista, desenvolvida por Rousseau, para a qual a Sociedade é fruto de um contrato, no qual os cidadãos assumem direitos e obrigações recíprocas para que seja possível a vida social. Neste assunto leia Dalmo de Abreu Dallari - Teoria Geral do Estado. Abraço. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais