Buscar

Formação docente para a diversidade

Adaptar o currículo escolar sem ocorrer no processo de exclusão é um exercício complexo, que antes de tudo precisa de vontade. Um currículo multiculturalista atenderia a necessidade das misturas de culturas em uma mesma localidade. Mas para tal, é preciso entendimento de sua necessidade. Sabemos que a diversidade cultural é um tema complicado e precisa ser compartilhado pela comunidade acadêmica. Analise as asserções a seguir:

I. A interculturalidade orienta processos que têm por base o reconhecimento do direito à diversidade e a luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social.

II. A interculturalidade promove relações dialógicas e igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes, trabalhando os conflitos inerentes a essa realidade.

III. A interculturalidade reconhece e assume os conflitos, procurando as estratégias mais adequadas para enfrentá-los.

Estão corretas as asserções:

 

a )

 Somente a I e II



 

b )

 Somente a I e III



 

c )

 Somente a I



 

d )

 Somente a II



 

e )

 I, II e III

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os professores geralmente acham necessário adaptar suas instruções para alunos com deficiência que são ensinados na sala de aula de educação geral, para que tenham acesso total ao currículo de educação geral. Adaptar a instrução pode ser definido como fazer alterações na instrução, a fim de permitir aos alunos acesso igual ao currículo e dar-lhes a oportunidade de processar e demonstrar o que foi ensinado. As adaptações instrucionais podem incluir acomodações e modificações.

As acomodações incluem serviços ou suporte relacionados à deficiência de um aluno que o ajudam a acessar completamente o assunto e demonstrar com precisão esse conhecimento sem alterações fundamentais no padrão ou expectativa da tarefa ou teste.

Um exemplo de acomodação pode ser o uso de suplementos audiovisuais em uma palestra para acomodar estudantes com dificuldades de processamento auditivo.

Modificações também incluem serviços ou suporte relacionados com a deficiência do aluno, a fim de ajudar um acesso de estudantes do assunto e demonstrar conhecimento, mas neste caso os serviços e suportes não alterar fundamentalmente o padrão ou expectativa da cessão ou de teste.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa E.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais