Buscar

contaminação de alimentos

Um dos pontos mais delicados na produção de alimentos envolve o processo para evitar contaminação dos mesmos. A falta de procedimentos de qualidade padronizados e de normas adequadas, pode fazer com que ocorra, em alguma das fases de produção, a contaminação por agentes, levando o produto à não conformidade e trazendo riscos diretos à população de consumo.

Fonte:ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n° 216 de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388704/RESOLU%25C3%2587%25C3%2583O-RDC%2BN%2B216%2BDE%2B15%2BDE%2BSETEMBRO%2BDE%2B2004.pdf/23701496-925d-4d4d-99aa-9d479b316c4b>. Acesso em 28  ago 2018.

A presença de corpos estranhos aos alimentos como: pedras, madeira, cabelo, pregos, giletes, fragmentos de insetos, é classificada, dentro dos critérios que envolem os tipos de contaminação em

Escolha uma:

a. contaminação biológica.

b. contaminação física.

c. contaminação química.

d. contaminação microbiológica.

e. contaminação cruzada

💡 3 Respostas

User badge image

Luciana Pacheco Czemola

letra b

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um alimento é dito contaminado quando há a presença de qualquer tipo de material indesejado nos alimentos e a contaminação dos alimentos pode ser classificada em quatro categorias:

  1. contaminação biológica: ocorre quando há presença de animais indesejados no alimentos (parasitas, peixes, moluscos,etc.)
  2. ii) contaminação física: Ocorre quando há presença de corpos estranhos ao alimentos (pedras, madeira, cabelo, pregos, giletes, fragmentos de insetos)

    iii) contaminação química: Ocorre quando há presença de compostos químicos indesejados ou toxinas produzidas por microrganismos no alimento.

    iv) contaminação microbiológica - Presença de microrganismos indesejados no alimento.

    Portanto, a alternativa correta é a "B"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais