Buscar

Qual a diferença entre súmula e súmula vinculante?

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

SÚMULA:

Um verbete que registra a interpretação pacífica ou majoritária adotada por um Tribunal a respeito de um tema específico, a partir do julgamento de diversos casos análogos.

Serve de referência para os magistrados, jugarem futuros casos similares. E não possui teor obrigatório, prevalece a livre convicção do juiz.

SÚMULA VINCULANTE:

Um verbete que registra a interpretação pacífica, e só pode ser criada com a aprovação de dois terços dos membros do Supremo Tribunal Federal, dotada de teor obrigatório: obrigam a Administração Pública direta e indireta, nas esferas Federal, Estadual e Municipal e todos os demais Juízes e Tribunais a seguir o conteúdo da Súmula Vinculante.

Importante enfatizar que, a livre convicção do magistrado é violada, pois a súmula tem caráter obrigatório.

 

1
Dislike0
User badge image

Felipe Fernando Furmann

Súmula é o entendimento dos tribunais sobre determinada controvérsia e divide-se em Súmula e Súmula Vinculante. A Súmula 'simples' serve para orientar as decisões sobre casos análogos e a Súmula Vinculante tem uma força maior, pois não se pode decidir de forma diversa a Súmula Vinculante. Digamos que se não for aplicada uma Súmula 'simples' não traz problemas maiores, porém, caso não seja observada a Súmula Vinculante a decisão ou o ato podem ser anulados ou cassados pelo STF (CF art. 103-A § 3.).

5
Dislike0
User badge image

Alexandre Cordeiro

Súmulas são entendimentos convergentes ou harmônicos dos tribunais a respeito de um determinado assunto dos quais se retira um enunciado servindo de referência e direcionamento para julgamentos posteriores. Independente da existência da súmula, o judiciário e órgãos da administração pública não são obrigados a seguir o enunciado sumulado.

A Súmula vinculante possui todas as caracteristicas da súmula acrescentando a esta, o poder de vincular as decisões posteriores a respeito do assunto em questão. O judiciário e órgãos da administração pública quando se deparam com assuntos sobre os quais existam súmula vinculante não poderão seguir de maneira diversa ao enunciado sumulado.

3
Dislike0
User badge image

Renan Macedo

Bom, o que os colegas falaram está totalmente correto. O importante é que você saiba o que é jurisprudência antes de saber o que é súmula e depois o que é Súmula Vinculante. Jurisprudência, em resumo, é a forma repetida dos Tribunais julgarem questões iguais. A Súmula é a pedrificação da jurisprudência, traz um enunciado da correta aplicação do direito em questões que foram objeto de diversos questionamentos judiciais e, portanto, eram controversos, sendo que o STJ, o STF tem suas súmulas. Um juiz, todavia, pode julgar de forma diferente de uma Súmula, assim como a Administração Pública. Já a Súmula Vinculante é de edição exclusiva do STF e como o nome  dá ideia vincula a atividade da Administração Pública em geral e do Poder Judiciário, sob pena de serem objeto de reclamação constitucional ao Supremo Tribunal Federal. A Súmula vinculante, também, conta com um quorum de votação diferenciado. A grosso modo é isso. Veja a Constituição Federal e o Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Acordão, jurisprudência e súmula vinculante.

Introdução ao Pensamento Constitucional e Teoria Geral da Constituição

User badge image

Joana Cecilia

Question Icon

O que é uma súmula vinculante ?

Introdução ao Direito I

UESPI

User badge image

Lucas Rodrigues

Materiais relacionados