Buscar

elementos de maquinas 2

O eixo é um elemento rotativo utilizado para transmissão de movimento ou potência e possui, na maioria das vezes, seção circular. Nos eixos rotativos, os elementos da superfície vão da tração à compressão a cada volta do eixo, desta forma, o eixo deve ser projetado contra a falha por fadiga. Com isso em mente, é necessário calcular o dimensionamento de um eixo submetido à torção repetida com flexão repetida, sendo que o projeto deverá atender ao coeficiente de segurança de 2,5. O material a ser utilizado na manufatura do eixo é aço para vida infinita, isso significa que para um número bastante elevado de ciclos, o material não falhará por fadiga.
Após o dimensionamento do diâmetro de um eixo, é necessário verificar se a deflexão angular entre a polia e a engrenagem atende até 0,5°. Com a adequação do eixo aos seus mancais, os diâmetros definidos foram: d0 = 1in, d1 = 0,875in; d2 = 0,794in e d3 = 0,656in. O torque de pico é 150lb.in, sendo que em B é igual a 70lb.in, em C é igual a 130lb.in e em D é igual a 20lb.in. Em relação aos comprimentos do eixo, AB = 2in, BC = 3in e CD = 1,5in.



Baseado nestas informações, responda:


a) Qual o momento polar de inércia deste eixo?
b) Qual a deflexão angular deste eixo? Assumir G = 1,2x107.
c) Qual a conclusão sobre a deflexão angular do eixo?

💡 2 Respostas

User badge image

Everton Rodella

não sei

0
Dislike0
User badge image

Dinho Campelo

C). Qual a conclusão sobre a deflexão angular do eixo?
R: Sendo assim, analisando a proposta apresentada, conclui que a deflexão do eixo está dentro do parâmetro definido para o projeto. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais