Buscar

Sobre atos morais?

Pode-se afirmar que a ética surge a partir de um processo de racionalização, pois é somente a reflexão das normas sociais vigentes que possibilita ao indivíduo a interiorização ou negação das regras de conduta dispostas em sua comunidade. Determinar um ato como moral, imoral ou amoral depende, nesse sentido, diretamente do processo de racionalização dos princípios e valores.

Sobre os atos morais, imorais e amorais, é correto afirmar que:

  a.

atos morais são aqueles que estão em conformidade com as normas sociais, ou seja, que foram interiorizados pelo indivíduo.

  b.

os atos imorais e amorais são sinônimos, ou seja, possuem o mesmo sentido. Tratam-se de atos que foram negados pelo sujeito.

  c.

consideram-se morais os atos que foram interiorizados pelo sujeito e que infringem as leis universais elencadas pelo hábito.

  d.

um ato moral nunca poderá ser considerado injusto.

  e.

atos amorais são desprovidos de moral, ou seja, estão em contrariedade às leis e regras sociais estabelecidas.

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A letra a. está correta. Os atos ou ações morais estão de acordo com o que a sociedade indicou para as pessoas que era adequado realizar.

A letra b. está incorreta. Atos imorais são a negação dos atos morais e os atos amorais não possuem valor de moralidade.

A letra c. está incorreta. Os atos morais não infringem leis universais que são colocadas pelo hábito ou costumes, mas as seguem e estão adequados a estas leis.

A letra d. está errada. Um ato moral pode ser considerado injusto, por uma outra sociedade, por exemplo.

A letra e. está errada. Atos amorais não possuem valor moral, não sendo contrários à leis e regras, se fossem seriam imorais.

Portanto, apenas a letra a. está correta e é a alternativa que melhor responde esta questão.

2
Dislike0
User badge image

Thais Almeida

letra a

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais