Buscar

Refira se ao renascimento do direito Romano pelo prisma da escola dos glosadores!?

💡 3 Respostas

User badge image

Maria luiza

Escola dos Glosadores, iniciada por Irnério, constitui um marco de suma importância na história do Direito, tanto na parte condizente ao conhecimento do pensamento jurídico como teoria e prática. O Direito assume, definitivamente, uma posição autônoma no conhecimento, pois volta-se ao estudo específico. Devido à influência pioneira dos glosadoressurgem as primeiras Universidades[32] Ocidentais, a primeira nascida em Bolonha, a alma mater, com os referidos glosadores, que serviu como modelo de ensino para as demais instituições. O que estimulou o desenvolvimento de outros métodos, como ocorreu na Universidade de Orleães, os Ultramontani[33], que se serviam da dialética escolástica e fizeram críticas às glosas de Acúrsio. Através disso e da convergência de estudiosos para Bolonha, pôs em evidência o método glosador. Como se pode observar, Bolonha não vive em isolamento, em diversas partes da Europa o estudo civilístico se desenvolveu com outros métodos, não tão destacáveis, e que se contrapõem dialeticamente com Bolonha. O surgimento do plano de estudo dos glosadoresainda está envolto em questões controversas, principalmente, quando se refere a recepção dos textos romanos e dos juristas percursores da análise desse direito

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A doutrina proposta pelo prisma dos glosadores é proveniente das civilizações medievais que surgem após a ruína das instituições que foram formuladas durante o ápice do Império Romano, com inúmeros problemas em termos de funcionalidade.

Os glosadores acabam nascendo da necessidade de realizar novas interpretações do direito romano, sendo construída uma novo conceitualização sobre a realização de Jurisprudência, que já existia na sociedade de Roma, para os novos termos da sociedade ocidental.

Dentro desse conceito, ainda é atrelada a figura do jurista, sendo uma espécie de personificação do que representa o Estado, atribuindo legalidade aos seus comandos e distinções ao seu conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais