Buscar

Oque é PIB

💡 15 Respostas

User badge image

Pedro Sabino

 produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam paísesestados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano etc).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem várias formas de se mesurar a riqueza e a atividade econômica de um país. Uma das mais empregadas é o PIB (Produto Interno Bruto). Buscaremos defini-lo e fornecer exemplos.

O PIB é um índice econômico definido como a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em determinado período de tempo. Normalmente, ocorrem avaliações trimestrais do PIB que, somadas, dão origem ao seu valor anual.

Ele é muito utilizado como comparação, fornecendo a informação de aumento ou redução da atividade econômica com relação a um mesmo período anterior. Ou seja, sua maior utilidade está em seus valores relativos, que indicam a aceleração ou desaceleração da econômica no período estudado.

O PIB do Brasil, por exemplo, é de 2 trilhões de dólares, e variou +1.1% em 2018 em comparação a 2017. O dos Estados Unidos, por sua vez, é de 19 trilhões de dólares e variou +3.1% em 2018 com relação a 2017.

Em resumo, o PIB, sigla para Produto Interno Bruto, é a soma de todas as riquezas e serviços produzidos por um país em determinado período de tempo. Sua variação é um índice que indica a aceleração ou desaceleração da economia no período.

0
Dislike1
User badge image

anacarolinastudiess

PIB = Produto Interno Bruto
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais