Buscar

Julgue a alternativa correta a respeito da escolha do tema de pesquisa

Uma pesquisa científica parte da inquietação a respeito de uma temática e do desejo de produzir material científico, para dar início ao projeto de pesquisa primeiramente deve - se ter em mente sobre o que se quer pesquisar, o assunto principal, denominado “tema”. Mas para uma pesquisa de qualidade deve-se levar em consideração alguns critérios para que o estudo atinja a devida relevância. Julgue a alternativa correta a respeito da escolha do tema de pesquisa.

  a.

A produção científica deve partir de um assunto que seja de interesse coletivo, que irá gerar material que beneficiará a população geral não importando a afinidade do pesquisador com o tema.

  b.

Para contribuir com o avanço da ciência o pesquisador deve levar em consideração uma temática que seja comum, pois não exigirá o rigor técnico de um tema pouco estudado.

  c.

O profissional deve manter - se sempre atualizado a respeito do que está sendo estudado na sua área profissional e de pesquisa, assuntos ultrapassados não despertam o interesse do leito e não contribuem cientificamente.

  d.

Pesquisadores iniciantes devem optar por temas que já foram bastante explorados e que possuem inúmeros estudos a respeito.

  e.

O ideal é que o pesquisador realize pesquisas que não são compatíveis com sua área de formação e que aborde temas totalmente inexplorados se for iniciante em pesquisas.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O conhecimento antigo, era o denominado Empirismo, no qual, as artes e culturas eram transmitidas verbalmente pelos mais velhos, até que surgiu a escrita. A partir disso, o conhecimento passa a ser escrito para gerações posteriores, entretanto, ainda havia o misticismo atrelado ao conhecimento, o rompimento dessas vertentes se dá com o surgimento da Filosofia, onde o "Conhecimento" é baseado na observação, experimentação, sendo empregado a "razão" para tratar e filtrar as informações. Atualmente, o "conhecimento" atado a Ciência, necessita passar por uma base para chegar ao resultado final. Nesse sentido, para mitigar o objeto que será estudado, é necessário uma pesquisa bibliográfica, no intuito de estabelecer a importância que a resultante já tem ou terá no meio científico. Empregando os métodos adequados ao tipo de pesquisa científica escolhida (qualitativa/quantitativa). Desse modo, o resultado correto está na alternativa "A".
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais