Buscar

Qual a diferença de pancreatite cronica para pancreatite aguda??

💡 5 Respostas

User badge image

evy Rocha

pancreatite aguda normalmente inicia-se com dor abdominal na parte superior que pode durar alguns dias. A sensação dolorosa pode ser severa e tornar-se constante (apenas no abdômen) ou atingir as costas e outras regiões; pode ser súbita e intensa, ou começar com uma leve dor que fica pior quando algum alimento é ingerido.

No caso da pancreatite crônica, a grande maioria dos pacientes apresentam dor abdominal, embora alguns não sintam dor alguma. A prevenção da pancreatite crônica é feita por meio do consumo moderado de bebidas alcoólicas. Pessoas que já tiverem pancreatite devido à ingestão excessiva de álcool devem suspender definitivamente o seu uso, objetivando não exacerbar novas crises e evitar que a insuficiência pancreática progrida.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A pancreatite é uma doença rara na qual o pâncreas se inflama. O dano pancreático acontece quando as enzimas digestivas são ativadas e começam a atacar o pâncreas.

Em casos muito graves, a pancreatite pode resultar em sangramento na própria glândula; danos sérios nos tecidos, infecções e coleções de fluidos podem ocorrer. A pancreatite grave pode resultar em danos a outros órgãos vitais, como coração, pulmão e rins.

Existem duas formas de pancreatite: aguda e crônica:

  • A pancreatite aguda ocorre repentinamente e pode resultar em complicações com risco de vida; no entanto, a maioria dos pacientes (80%) se recupera completamente.
  • * A pancreatite crônica geralmente é o resultado de danos duradouros ao pâncreas pela ingestão de álcool. A pancreatite crônica é marcada principalmente por dor intensa e perda da função pancreática.
0
Dislike0
User badge image

Igor Thallis

Na Pancreatite aguda o processo inflamátorio e, causado principalmente por ingesta de álcool, faz com que o pâncreas não trabalhe de forma suficiente para fazer o controle de acidez dos líquidos vindos para o duodeno, com isso é sentida a dor epigástrica, além disso, a interrupção ou diminuição das enzimas digestivas, de forma parcial, faz com que tais enzimas causem agressões ao orgão.

Na Crônica, os ductos pancreáticos são obstruidos e levam a dores mais intensas bem como regurgitação dos sais biliares, e aumento da acidose. Então, na crônica há obstrução intensa dos ductos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais