Buscar

Distinção do Direito Natural e o Positivo.

Distingua, brevemente, o Direito Positivo e o Natural.

💡 3 Respostas

User badge image

Luíz Moura de Macena

Enquanto o Direito Positivo trata-se do ordenamento jurídico em vigor em determinado país e em determinada  época (jus in civitate positum); o segundo (Natural), é o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e suprema.

Monteiro, p.8

3
Dislike0
User badge image

Ricardo Souza

Outro aspecto a se considerar é que o Direito Positivo é o mesmo que direito posto. Quando se fala em "positivação", remete-se a uma ideia de regras e normas obtidas através de um processo racionalizado de entrada dessas normas no chamado ordenamento juridico. Fala-se de normas autorizando a criação e integração de outras normas: KELSEN, um dos maiores expoentes do positivismo jurídico, defendia que toda norma encontrava sua validação no ordenamento em outra norma, hierarquicamente superior; daí, a elaboração do conceito da grundnorm, ou "norma fundamental": uma norma-base que validaria todas as demais, sucessivamente. 

Em contrapartida, o Direito Natural não é posto, processado ou elaborado por processos racionais humanos: ele seria antes um pressuposto contido ou derivado diretamente das leis da natureza. É um direito imanente ao mundo, aos fenômenos naturais dos mais diversos níveis, a toda e qualquer organização social, e inexorável em essência (o homem não elaboraria ou escolheria normas, elas existem intrínsecamente à realidade e à condição humana). Por conta dessa confluência de características peculiares por diversas vezes na história a concepção de Direito Natural se ligou ao Direito Divino.

Com o desenvolvimento das ideias liberais, porém, o Direito Natural foi se distanciando do Direito Divino gradativamente.

1
Dislike0
User badge image

Letícia

O Direito Natural antecede e influencia o Positivo.

O natural é inerente/inato e tem como base vida,liberdade e propriedade. Parte da ideia de existencia de um Direito válido em todos os lugares e para todas as pessoas. É invariável no espaço e no tempo. (Não está registrado, mas você sabe que existe.)

O Direito Positivo é o conjunto de regras criadas pelo homem postas pelo estado, tem tempo e espaço determinado.

- Direito Objetivo: normas e regras. Caráter abstrato.

- Direito Subjetivo: posição de vantagem ocupada pelo indivíduo em razão da incidência da norma jurídica aplicável ao caso concreto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais