Buscar

Oque é patogênese?

💡 3 Respostas

User badge image

Carolinee Pereira

Termo patogénese (patogênese, no Brasil; patogenesia, patogenia, nosogenia ou patogenia) refere-se ao modo como os agentes etiopatogénicos agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções das células e tecidos agredidos, produzindo-se a doença. A patogênese também tem a ver com as defesas do nosso organismo.

Diz respeito à forma de ataque de agentes biologicamente agressivos atacam nosso sistema imunológico. Estuda o ataque e a forma de ataque. Patógeno relaciona-se à doença.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os quatro aspectos de um processo de doença que constituem a base da Patologia são a etiologia, a patogenia, as alterações moleculares e morfológicas e as manifestações clínicas. Sobre tais fatores, explicita-se que:

  • Etiologia: trata-se das causas da patologia;
  • Patogenia: diz respeito aos mecanismos de desenvolvimento da doença;
  • Alterações moleculares e morfológicas: consistem nas alterações bioquímicas e estruturais que a doença causa nas células e órgãos do organismo;
  • Manifestações clínicas: tratam-se das consequências e sintomas causados pelas alterações.

Mais especificamente, a patogenia, também denominada de patogênese, trata-se da maneira como os agentes etiopatogênicos atacam o organismo e os seus respectivos sistemas de defesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais