Buscar

qual a diferença entre radiação e convecção?

Bioquímica

💡 3 Respostas

User badge image

Gustavo Campos

convecção é um movimento de massas de fluido, trocando de posição entre si. Já a irradiação...o processo de transmissão de calor através de ondas eletromagnéticas (ondas de calor). A energia emitida por um corpo (energia radiante) se propaga até o outro, através do espaço que os separa. 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Enquanto a condução é a transferência de energia térmica por contato direto, a convecção é o movimento do calor pelo movimento real da matéria; radiação é a transferência de energia com a ajuda de ondas eletromagnéticas.

Condução pode ser entendida como o processo, que permite a transferência direta de calor através da matéria, devido à diferença de temperatura, entre partes adjacentes do objeto. Acontece quando a temperatura das moléculas presentes em uma substância aumenta, resultando em vigorosa vibração. As moléculas colidem com as moléculas circundantes, fazendo-as vibrar também, resultando no transporte de energia térmica para a parte vizinha do objeto.

O mecanismo de transferência de calor no qual nenhum meio é necessário é chamado de radiação. Refere-se ao movimento do calor nas ondas, pois não precisa de moléculas para percorrer. O objeto não precisa estar em contato direto um com o outro para transmitir calor. Sempre que você sente calor sem realmente tocar o objeto, é por causa da radiação. Além disso, a cor, a orientação da superfície, etc., são algumas das propriedades da superfície nas quais a radiação depende muito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais