Buscar

Cite exemplos de funções de proteínas e exemplifique.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

FUNÇÃO DE DEFESA

Os anticorpos que realizam a defesa do organismo, que iram trabalhar no reconhecimento e neutralização de vírus, bactérias.

FUNÇÃO ESTRUTURAL

Proteínas dos tecidos oferecendo rigidez, textura e elasticidade. Exemplo comum é a Queratina que constituem o cabelo e as unhas, o Colágeno que forma as cartilagens, e a Actina que forma as fibras musculares.

FUNÇÃO ENZIMÁTICA

As enzimas reduzem a energia de ativação que ocorre nas reações químicas. A função da enzima está ligada diretamente com a sua estrutura.

FUNÇÃO DE CONDUZIR GASES

O transporte de gases exemplo oxigênio é transportado por proteínas como a hemoglobina e hemocianina presentes nos glóbulos vermelhos ou hemácias .

4
Dislike0
User badge image

Tatiana Ferreira

destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina)

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais