Buscar

Contexto histórico filosófico da educação avaliação virtual?

💡 1 Resposta

User badge image

adriele vilarinho

Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)

Avaliação:

Avaliação II - Individual Reposição ( Cod.:452627) ( peso.:1,50)

Prova:

11218515

Nota da Prova:

 

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  

1. Uma das escolas mais importantes da filosofia da educação é o pragmatismo. Podemos localizar este sistema de pensamento entre o idealismo e o materialismo. Sua origem pode ser traçada a partir dos filósofos sofistas da Grécia Antiga, que afirmavam que o homem é a medida de todas as coisas. O pragmatismo, em sentido estrito, não é uma filosofia, mas um método - o método da experimentação. Como base para a prática escolar, o pragmatismo se opõe a objetivos e currículos predeterminados e pré-ordenados. Deste modo, um educador que adere ao Pragmatismo deve saber responder coerentemente a pergunta "como devemos ensinar?". A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir sobre como devemos ensinar na perspectiva do Pragmatismo:

I- O professor planeja e organiza as experiências de aprendizagem, enquanto o aluno recebe a liberdade de trabalhar nos materiais fornecidos para que ele, pessoalmente, experimente o resultado de suas ações.

PORQUE

II- A educação, para os pragmatistas, é um processo experimental, um método de resolver problemas que desafiam o indivíduo à medida que ele interage com seu ambiente.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
 c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
 d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

2. O modelo de educação escolar tradicional vem sendo criticado nos últimos 30 anos por diversos intelectuais, das mais distintas correntes teóricas. Uma espécie de mal-estar docente invade as salas de aula pelo país. Em grande parte, devido às distintas formas de ensinar em um mundo em que a velocidade de informação é maior que as atualizações curriculares. Michel Foucault foi um dos intelectuais a diagnosticar este problema e oferecer uma análise contextualizada das raízes do que hoje enfrentamos. Sobre o pensamento desse autor e suas contribuições analíticas, assinale a alternativa INCORRETA:
 a) Para o filósofo Michael Foucault, a escola era um local, assim como os quartéis, que visavam à construção de corpos dóceis, com a função de internalizar a disciplina como uma expressão cotidiana dos homens e das mulheres quando adultos.
 b) Pesquisou a história do ensino, do saber, a epistemologia das palavras, a história da loucura, os espaços de manicômios, asilos, hospitais, a arquitetura de prisões, e as apresenta como instituições disciplinares das condutas e dos comportamentos sociais.
 c) Na obra de Foucault, encontra-se uma forte crítica aos processos de modernização da sociedade, bem como as estruturas dos governos que procuravam racionalizar de forma esmagadora os indivíduos.
 d) Para eles, a escola era um local em que os professores propagavam as ideias que mantinham o Estado como um agente da classe burguesa, ao inculcar ideias de submissão dos seres humanos.

3. John Locke, autor de várias obras que marcaram a Modernidade, como o Ensaio sobre o Entendimento Humano, de 1690, Alguns Pensamentos sobre a Educação, de 1693 e A Conduta do Entendimento, de 1706, foi defensor da separação de poderes entre Igreja e Estado, ou seja, defendeu o Estado laico. Sua proposta para a educação e sobre temas que influenciam diretamente a educação, como as questões sobre o conhecimento, são ainda hoje, ao menos parcialmente, influentes. Sobre John Locke e seu pensamento, analise as sentenças a seguir:

I- Foi o estudioso que defendeu o idealismo, ou seja, acreditava que o conhecimento era consequência de ideias inatas, o conhecimento e as habilidades são herdadas, colocando-se a favor das noções de dom artístico.
II- Criticou enfaticamente as ideias medievais, o descaso atribuído às línguas vernáculas e aos cálculos, e dava ênfase ao latim.
III- Apresentou a expressão latina de tábula plenus, que procurava explicar que o ser humano nasce como um papel com registros inatos e biológicos e que vai sendo atualizado ao longo de sua vida.
IV- Locke teoriza sobre uma educação que se destinava tanto a homens como a mulheres e que tinha por objetivo endurecer, regular e moldar a delicadeza e os demasiados cuidados, que seria obtida por meio de uma espécie de "educação do corpo".

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) As sentenças I e III estão corretas.
     c) Somente a sentença II está correta.
 d) As sentenças II e IV estão corretas.

4. A educação progressiva pode ser rastreada até os trabalhos de John Locke e Jean-Jacques Rousseau, ambos conhecidos como precursores de ideias que seriam desenvolvidas por diversos teóricos do século XIX e XX. Locke acreditava que a verdade e o conhecimento surgem da observação e da experiência, e não da manipulação de ideias aceitas ou dadas. Rousseau argumentava que a subordinação dos alunos aos professores e a memorização dos fatos não levariam a uma educação. Essa abordagem filosófica educacional fornece elementos essenciais do que deveria ser ensinado e como deveria ocorrer o ensino. Sobre o Progressismo, analise a sentenças a seguir:

I- Os progressistas acreditam que a educação deve se concentrar em toda a criança, e não no conteúdo ou no professor, esta filosofia educacional enfatiza que os alunos devem testar ideias através da experimentação ativa.
II- O foco é ensinar ideias que são eternas, para buscar verdades duradouras que são constantes e não mudam, como os mundos naturais e humanos em seu nível mais essencial não mudam.
III- Advogados dessa filosofia educacional são Robert Maynard Hutchins, que desenvolveu o programa Grandes Obras em 1963, e Mortimer Adler, que avançou ainda mais este currículo baseado em 100 grandes obras da civilização ocidental.
IV- O método científico é usado por educadores progressistas para que os alunos possam estudar a matéria e os eventos sistematicamente e em primeira mão. A ênfase está no processo, em como se conhece.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) Somente a sentença IV está correta.
 d) Somente a sentença II está correta.

5. As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana. Contudo, este seu pano de fundo filosófico, tanto se estiver implícito ou explícito, enquadra e tendencia a sua prática docente no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a importância de se conhecer qual é a filosofia educacional que embasa a prática docente. Podemos pensar, por exemplo, no Essencialismo, como uma filosofia educacional bastante presente e revelada na prática de muitos docentes. Sobre o Essencialismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 

(    ) O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social. 
(    ) Os essencialistas acreditam que há um núcleo comum de conhecimento que precisa ser transmitido aos alunos de forma sistemática e disciplinada.
(    ) Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade.
(    ) As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinados o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - V.
 b) V - F - F - V.
 c) F - V - F - V.
 d) V - F - V - F.

6. Na metade do século XX, dois movimentos foram importantes por levantarem questões críticas à sociedade e à educação de modo geral: a Escola de Frankfurt, no âmbito da academia e suas críticas sociais, e a Teologia da Libertação, como um movimento teológico religioso com suas críticas às interpretações bíblicas e práticas sociais. Sobre esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A Escola de Frankfurt possuía forte influência marxista, mas não se resumia aos dogmatismos e ao marxismo tradicional do século XIX, atuou como crítica tanto das ideologias do capitalismo e liberalismo internacional como do socialismo soviético.
(    ) Na primeira leva de integrantes da Escola de Frankfurt estavam Jürgen Habermas, Franz Neumann, Albrecht Wellmer e na segunda geração participou Immanuel Kant, Hegel, Karl Marx, Sigmund Freud, Max Weber e George Lukács.
(    ) A Teologia da Libertação priorizava o trabalho aos pobres e desvalidos e defendia toda uma reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã, ou seja, a viabilidade prática dos princípios e valores cristãos.
(    ) O movimento da Teologia da Libertação foi aprovado nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI, porém recentemente recebeu reprovação do Papa Francisco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - V.
 b) V - F - V - F.
 c) V - V - F - F.
 d) F - V - F - V.

7. Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares. Sobre o Perenialismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O objetivo da educação é garantir que os alunos adquiram compreensão sobre as grandes ideias da civilização ocidental.
(    ) A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência individual.
(    ) O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras.
(    ) A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V.
 b) F - F - V - V.
 c) V - F - V - F.
 d) F - V - F - V.

8. Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos. Essas teorias também são chamadas de filosofias educacionais. Entre as diversas abordagens filosóficas educacionais, podemos destacar o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Sobre a abordagem educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.

PORQUE

II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as pessoas em todos os lugares.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
 b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
    c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

9. A retomada dos valores greco-romanos da época clássica está entre as marcas centrais do Renascimento. Com este movimento, houve um novo interesse pela educação, com uma didática mais participativa e uma maior integração entre professores e alunos. Sobre a educação no Renascimento, analise as sentenças a seguir:

I- Iniciou-se a busca pela união entre o saber mecânico e o conhecimento acadêmico, uma nova forma de pensar a produção de conhecimento.
I- O objetivo da escola não se restringia à transmissão de conhecimentos, também visava à formação moral.
II- O século XVI, humanista-renascentista, abriu espaço para a tendência do realismo pedagógico no campo educacional. 
VI- Manteve-se o declínio das línguas nacionais e a maior valorização do latim nas universidades e instituições governamentais dos países nascentes.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.

10. A abordagem filosófica do reconstrucionismo social urge as escolas à tornarem-se uma força poderosa para a mudança social e política. Deste modo, aqueles que adotam tal abordagem, acolhem argumentos e debates fundamentados tanto dentro quanto fora da sala de aula. Assim, mantém-se a convicção de que a filosofia deve estar relacionada a questões da vida real. Sobre o Reconstrucionismo e a Teoria Crítica, analise a sentenças a seguir:

I- Educadores reconstrucionistas se concentram em um currículo que destaca a reforma social como o objetivo da educação. Theodore Brameld (1904-1987) foi o fundador do reconstrucionismo social.
II- A ênfase nessa perspectiva crítica é sobre padrões intelectuais e morais que as escolas devem ensinar, o núcleo do currículo é conhecimento e habilidades essenciais e rigor acadêmico.
III- Entre seus principais proponentes temos William Bagley, que desafiou as abordagens essencialistas, além de James D. Koerner, H. G. Rickover, Paul Copperman e Theodore Sizer.
IV- As estratégias para lidar com questões controversas são inquérito, diálogo e múltiplas perspectivas, a aprendizagem baseada na comunidade e a inserção do mundo na sala de aula.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) Somente a sentença IV está correta.
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais