Buscar

QUAL A IMPORTÂNCIA DA FARMACOLOGIA PARA O FARMACÊUTICO?

💡 4 Respostas

User badge image

Javanyr Junior

A disciplina de Farmacologia é de longe a mais importante para o farmacêutico, pois é a partir dela que o profissional pode responder como o fármaco age no organismo - ativando ou inativando, sendo agonista ou antagonista de receptores e que tipos de receptores, enzimas e canais iônicos, bem como relatar os possíveis efeitos colaterais dos mesmos pelo mecanismo de ação e afinidade do fármaco com outros receptores que não os seus.

O farmacêutico também pode se valer da farmacocinética dos medicamentos - pela abreviação ADME (absorção, distribuição, metabolismo e excreção). Sendo assim, o profissional pode dizer como acontece estes processos bem como indicar a farmacoterapia ideal para cada tipo de paciente, visto que cada indivíduo é único. Portanto, a farmacologia tem uma importância ímpar para o farmacêutico que, mais do que o profissional do medicamento, ele é o profissional do ser humano, prezando pela sua qualidade de vida e pela manutenção de sua saúde, sabendo até que ponto o medicamento terá o efeito farmacológico alcançado e quando ele levará à toxicidade.

4
Dislike1
User badge image

Lucicleide Pantoja

MECANISMO DE AÇÃO DE CADA FÁRMACO.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Farmacologia é um ramo científico biomédico que estuda drogas e suas ações no corpo humano. Trata-se da fração ativa fisiológica, e todas essas frações ativas que são usadas em farmacologia são chamadas drogas. É exatamente essa ciência que diz respeito a todos os experimentos, pesquisas e preparações antes que pílulas, xaropes, pomadas e outras formas farmacêuticas venham ao varejo para as farmácias. A importância desta ciência dificilmente pode ser exagerada, uma vez que se refere à saúde humana e ao bem-estar da pessoa. As drogas podem tratar doenças diferentes e melhorar o estado físico e mental geral de uma pessoa, mas, ao mesmo tempo, seu uso errado, dosagem errônea ou cálculos pelo menos minimamente incorretos podem levar a riscos de saúde inaceitáveis. É por isso que o objetivo das autoridades de farmacologia e aprovação de drogas é muito sério e extremamente responsável.

Deve-se mencionar que a farmacologia é um dos pontos focais das atividades modernas de ciência e pesquisa. Parece que, no mundo moderno e altamente desenvolvido, todas as drogas e medicamentos já foram inventadas e produzidas, mas as realidades atualizadas e as realizações científicas causam melhorias dos medicamentos existentes e a criação de novas substâncias farmacêuticas eficientes. Ao mesmo tempo, mais e mais vezes a humanidade enfrenta as variantes mutantes de diferentes vírus, várias epidermes sérias e doenças fatais.

Assim, há muitas questões de pensamento e problemas urgentes que devem ser considerados e resolvidos pelos melhores cientistas no campo da farmacologia. Os cientistas biomédicos esforçam-se para examinar o funcionamento do corpo e a influência de drogas em um ser humano para reduzir os efeitos colaterais que podem ser causados pela ingestão de remédios e melhorar os resultados obtidos no tratamento da doença. Ligações interdisciplinares e tecnologias avançadas ajudam a obter o melhor e mais eficiente resultado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais