Buscar

Por que a psicologia de Titchener é conhecida como psicologia estrutural?

💡 3 Respostas

User badge image

Joana Pomarole

Edward Bradford Titchener (1867-1927) foi um psicólogo estruturalista britânico. Estudou em LeipzigAlemanha com o mestre Wundt. Voltou para o Reino Unido e tentou divulgar a nova psicologia, mas esta não foi aceita pelos demais filósofos da época. Isso o levou aos Estados Unidos onde alunos de todo o país vinham ouvir e estudar sua nova psicologia.

Edward B Titchener alterou o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um leal seguidor. Ele propôs uma nova abordagem que designou Estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, contudo, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de Estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o Estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a segunda escola de pensamento no campo da Psicologia.

seria chamado de Estruturalismo, por Edward Titchener; cujo objeto de estudo era a estrutura consciente da mente, as sensações. Segundo esta perspectiva, o objetivo da psicologia seria o estudo científico da Experiência Consciente através da Introspecção.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>A teoria de Titchener começou com a questão do que cada elemento da mente é. Ele concluiu a partir de sua pesquisa que havia três tipos de elementos mentais que constituem a experiência consciente: Sensações (elementos de percepção), Imagens (elementos de idéias) e afeições (elementos de emoções). Esses elementos poderiam ser divididos em suas respectivas propriedades, que ele determinou foram qualidade , intensidade , duração , clarezae extensibilidade. Ambas as sensações e imagens continham todas essas qualidades; no entanto, faltavam afetos tanto na clareza quanto na extensão. E imagens e afetos poderiam ser divididos em apenas grupos de sensações. Portanto, ao seguir essa linha de raciocínio, todos os pensamentos eram imagens, que, construídas a partir de sensações elementares, significavam que todo o raciocínio e pensamento complexos poderiam eventualmente ser decompostos em apenas as sensações pelas quais ele poderia chegar por meio da introspecção. A segunda questão na teoria do estruturalismo de Titchener era a questão de como os elementos mentais se combinavam e interagiam entre si para formar uma experiência consciente. Suas conclusões foram amplamente baseadas em idéias de associacionismo . Em particular, Titchener concentra-se na lei da contiguidade , que é a ideia de que o pensamento de algo tenderá a causar pensamentos de coisas que geralmente são experimentadas junto com ele.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais