Buscar

As bases de informações de gerenciamento utilizadas pelo SNMP são chamadas:

💡 4 Respostas

User badge image

Fernando Pereira de sousa

O SNMP é o protocolo mais utilizado em gerenciamento de redes e permite que uma ou mais máquinas na rede sejam designadas como gerentes de rede. Esta máquina recebe informações de todas as outras da rede, chamadas de agentes, e através do processamento destas informações, pode gerenciar toda a rede e detectar facilmente os problemas ocorridos. As informações coletadas pela máquina gerente estão armazenadas nas próprias máquinas da rede (MIB). Nesta base estão gravadas todas as informações necessárias para o gerenciamento deste dispositivo, através de variáveis que são requeridas pela estação gerente.

 O SNMP é um protocolo relativamente simples e robusto, porém suficientemente poderoso para resolver os difíceis problemas apresentados quando se deseja gerenciar redes heterogêneas.

 Simples porque os recursos gerenciados necessitam de pouco processamento nas tarefas de gerenciamento e requerem “pouco” software. Tarefas mais complexas de processamento e armazenamento de dados são de responsabilidade do sistema gerenciador. Poucas funções de gerenciamento são pertinentes aos recursos gerenciados.

 O SNMP é um protocolo não orientado a conexão: não requer ação prévia nem posterior ao envio de mensagens, fazendo com que não haja nenhuma garantia de que as mensagens do protocolo chegarão ao destino. Robusto porque, como não existe conexão, nem o gerente nem o sistema gerenciado necessitam um do outro para operar.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

São chamadas de MIB. Geralmente associado ao SNMP ( Simple Network Management Protocol ), o termo também é usado mais genericamente em contextos como o modelo de gerenciamento de rede OSI / ISO.

Embora pretenda se referir à coleção completa de informações de gerenciamento disponíveis em uma entidade, ela é frequentemente usada para se referir a um subconjunto específico, mais corretamente referido como módulo MIB. O software que executa a análise é um compilador MIB.

A hierarquia MIB pode ser representada como uma árvore com uma raiz sem nome, cujos níveis são atribuídos por organizações diferentes. Os OIDs de MIB de nível superior pertencem a organizações de padrões diferentes, enquanto IDs de objeto de nível inferior são alocados por organizações associadas.

Esse modelo permite o gerenciamento em todas as camadas do modelo de referência OSI , estendendo-se para aplicativos como bancos de dados , email e o modelo de referência Java , já que os MIBs podem ser definidos para todas as operações e informações específicas da área.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais