Buscar

Em relação aos tecidos da bexiga (estrutura histologica) o que significa camada circular externa e camada longitudinal interna ?

💡 5 Respostas

User badge image

Uelitom Demartini

Bexiga é o órgão humano no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. À bexiga segue-se a uretra, o ducto que exterioriza a urina produzida pelo organismo .

Nos crustáceos e teleósteos, trata-se de uma expansão do canal do rim. Nos tetrápodes apresenta-se como um divertículo ventral da parte posterior do tubo digestivo (cloaca), o qual, no embrião dos amniotas conduz à alantóide.

A bexiga é um órgão ausente nas aves adultas e em quase todos os répteis.

A bexiga humana é dividida anatomicamente em: ápice (anterior), corpo, fundo (posterior) e colo. Sua túnica muscular é composta por músculo liso, possuindo fibras musculares entrelaçadas em todas as direções, originando o músculo detrusor. A túnica mucosa da maior parte da bexiga vazia é pregueada, mas estas pregas desaparecem quando a bexiga está cheia. A área da túnica mucosa que reveste a face interna da base da bexiga é chamada de trígono da bexiga.

sistema nervoso autônomo parassimpático é o responsável pela contração da musculatura da bexiga, resultando na vontade de urinar.

A capacidade média da bexiga de um adulto é de 700 a 800 ml.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. À bexiga segue-se a uretra, o ducto que exterioriza a urina criada pelo corpo. A bexiga humana é dividida anatomicamente em: cabeça ( antepositivo ), corpo, fundo ( pospositivo ) e bocal. Sua túnica muscular é composta por massa magra escorregadio, possuindo fibras musculares entrelaçadas em todas as direções, originando o massa magra detrusor.

Portanto, A túnica mucosa da maior parte da bexiga vazia é pregueada, porém estas pregas desaparecem no momento em que a bexiga está aluvião. A setor da túnica mucosa que reveste a rosto interna da base da bexiga é tragada de trígono da bexiga.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais