Buscar

Como é a atuação em Psicologia escolar?

💡 2 Respostas

User badge image

cherliana almeida de aquino

Dentre as funções do psicólogo escolar destacadas por Del Prette (1999) e Gomes (1999) estão a assessoria na elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos coerentes com os vários segmentos da escola; a avaliação dos alunos em consonância com este projeto pedagógico; a análise e a intervenção relacionadas às interações em sala de aula, visando melhor aproveitamento das oportunidades educativas; o desenvolvimento de programas junto aos pais, com orientação sobre promoção de condições de aprendizagem; o diagnóstico e encaminhamento de problemas relativos a queixas escolares, entre outras.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Psicologia é estudo do comportamento e das funções mentais, com objetivo final de benefício à sociedade. O psicólogo busca entender o comportamento individual, através das faculdades mentais, se valendo, por exemplo, de estudos de casos. Exploram conceitos como cognição, inteligência, emoção, personalidade, etc.

Nesse contexto, o psicólogo escolar atua na especialidade da psicologia que está trabalhando com os

processos de ensino e aprendizagem de crianças em idade escolar – atua na fundamentação de aprendizado dos alunos e dos professores no contexto do ensino.

Por sua vez, há ainda a psicologia educacional, frequentemente confundida com a psicologia escolar. A psicologia educacional envolve práticas e discursos educacionais de forma mais ampla e não se limita ao espaço escolar. É sua função conhecer processos de ensino e desenvolvimento, conhecer a sala de aula, coordenar serviços e compreender as principais necessidades dos alunos e professores.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais