Buscar

O que são equinócios e solsticios

💡 14 Respostas

User badge image

Isabela Sousa

O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono.

solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A questão nos pede a definição de dois importantes eventos astronômicos: o solstício e o equinócio. Busquemos fornecer tal definição e explicar as peculiaridades de cada um.

O solstício é caracterizado como o momento em que o Sol incide perpendicularmente sobre um dos trópicos, Câncer ou Capricórnio, fazendo com que um dos hemisférios recebe maior incidência de raios solares do que o outro e marcando o início do verão ou do inverno.

Quando o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, ocorre o solstício de verão no hemisfério norte e o de inverno no sul. Da mesma forma, quando o Sol está perpendicular ao Trópico de Capricórnio, ocorre o solstício de verão no hemisfério sul e o de inverno no Norte. Quando do solstício de verão, os dias são mais longos, enquanto no de inverno eles são mais curtos.

O equinócio, por sua vez, é caracterizado pelo posicionamento perpendicular do Sol sobre a Linha do Equador, fazendo com que seus raios incidam em mesma quantidade sobre os hemisférios Norte e Sul. Nele, os dias e noites têm a mesma duração e é marcado o início do Inverno e da Primavera.

Em resumo, solstício e equinócio são eventos astronômicos relacionados a posição do Sol nas diferentes épocas do ano, influenciando na incidência de seus raios sobre os dois hemisférios e marcando o início das estações do ano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais