Buscar

Quais são os efeitos da obstrução das vias aéreas e da embolia pulmonar na relação ventilação/perfusão alveolar? Por quê?

💡 3 Respostas

User badge image

Luine Araujo

embolia pulmonar é a obstrução de uma artéria do pulmão (artéria pulmonar) pelo acúmulo de material sólido trazido através da corrente sanguínea (êmbolo), geralmente um coágulo de sangue (trombo) ou, raramente, outro material.

  • A embolia pulmonar é geralmente causada por um coágulo de sangue, embora outras substâncias também possam formar êmbolos e bloquear uma artéria.

  • Os sintomas de embolia pulmonar variam, mas, geralmente, incluem falta de ar.

  • Os médicos costumam diagnosticar a embolia pulmonar procurando por uma obstrução da artéria pulmonar através da angiografia por tomografia computadorizada (TC) ou cintilografia pulmonar.

  • Os medicamentos que tornam o sangue mais fino (anticoagulantes) podem ser dados a pessoas com alto risco com o objetivo de evitar embolia pulmonar.

  • Os medicamentos anticoagulantes são utilizados para evitar que os êmbolos aumentem enquanto o corpo dissolve os coágulos; podem ser necessárias outras medidas (como medicamentos para quebrar os coágulos de sangue ou cirurgia) para as pessoas que parecem estar em risco de morte.

As artérias pulmonares transportam o sangue do coração para os pulmões. O sangue carrega o oxigênio dos pulmões de volta para o coração. A partir do coração, o sangue é bombeado para o resto do corpo para fornecer oxigênio para os tecidos. Quando uma artéria pulmonar é bloqueada por um êmbolo, as pessoas podem não conseguir obter oxigênio suficiente no sangue. Grandes êmbolos podem causar um bloqueio grande ao ponto de o coração precisar se esforçar para bombear o sangue através das artérias pulmonares que permanecem abertas (embolia pulmonar massiva). Se muito pouco sangue for bombeado ou se o coração for submetido a um esforço excessivo, a pessoa pode entrar em choque e morrer. Às vezes, o bloqueio do fluxo sanguíneo causa a morte do tecido pulmonar (um quadro clínico conhecido como infarto pulmonar).

O corpo geralmente rompe pequenos coágulos mais rapidamente comparado a coágulos grandes, mantendo as lesões em um nível mínimo. Grandes coágulos demoram muito mais tempo para se desintegrar, de modo que a lesão pode ser maior.

A embolia pulmonar afeta aproximadamente 350.000 pessoas por ano e causa 85.000 mortes por ano nos Estados Unidos. Ela afeta principalmente adultos.

Causas

O tipo mais comum de embolia pulmonar é um

  • Coágulo de sangue

Em geral, o coágulo de sangue se forma em uma veia da perna ou da pelve quando o fluxo de sangue diminui ou para, como pode ocorrer nas veias das pernas quando uma pessoa se mantém muito tempo na mesma posição após uma lesão (por exemplo, fratura de quadril) ou cirurgia de grande porte. Outras causas incluem quadros clínicos que podem fazer com que o sangue coagule mais facilmente ou a presença de um corpo estranho na corrente sanguínea (por exemplo, um cateter intravenoso).

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Tendo em vista que relação ventilação/perfusão alveolar é a razão existente entre a quantidade de sangue que passa pelo pulmão e a quantidade de ar que entra no pulmão, e para que que ela funcione de forma correta essas quantidades devem ser bem próximas; os efeitos da embolia pulmonar e da obstrução das vias aéreas na relação ventilação/perfusão alveolar é o total comprometimento da mesma, pois a embolia pulmonar vai impedir ou reduzir drasticamente a quantidade de sangue que chega ao pulmão, e a obstrução das vias aéreas vai impedir ou reduzir drasticamente a quantidade de ar que entra no pulmão.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais