Buscar

Apol 4 - Ética nas Relações Étnico Raciais

Questão 1/5 - Ética nas Relações Étnico Raciais

De acordo com o que acabamos de estudar no presente tema, devemos entender que a razão instrumental é o posto da razão crítica. Está última, a razão crítica, apresenta-se como a forma mais adequada para abordagem do conhecimento e principalmente para fundamentar a racionalidade que deverá servir de base para as ações éticas.

Diante disso, assinale abaixo a alternativa que se aplica à explicação respectivamente ao termo sublinhado, conforme estudamos no tema.

  A

A razão instrumental é um processo racionalizante totalizador que homogeneíza qualquer objeto, sem levar em conta a especificidade que o compõe.

 

  B

A razão crítica é o oposto do que é a razão instrumental, principalmente porque a razão crítica, como o nome mesmo indica serve para criticar alguém, enquanto que a razão instrumental é aquela que nos permite criar instrumentos.

 

  C

A razão instrumental corresponde a nossa habilidade racional em nos deixarmos envolver por emoções para depois decidirmos qual a melhor ação para a situação exigida.

 

  D

A razão crítica é a capacidade de analisar a situação ou os elementos envolvidos em uma situação considerando a especificidade de cada elemento, para que tenhamos uma base crítica para tomada de posição no agir.

 

  E

A razão instrumental é o principal elemento da crítica de Horkheimer, porém ele não sugere nenhuma alternativa que possamos utilizar, para deixarmos de nos servir da razão instrumental.

💡 2 Respostas

User badge image

Vivi Biava

letra A

1
Dislike0
User badge image

Soll Melo

Resposta Letra A => A razão instrumental é um processo racionalizante totalizador que homogeneíza qualquer objeto, sem levar em conta a especificidade que o compõe

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais