Buscar

Explique o significado filosófico da Alegoria da Caverna de Platão, comentando sua importância para a distinção entre aparência e essência?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A alegoria da Caverna de Platão é baseada em uma caverna, na qual o ser humano nasce, se desenvolve e morre ali mesmo, sem conhecer o exterior.

Para Platão, a libertação do homem é dada a partir da fuga ou saída da caverna. O único modo de se libertar para ele é pela sabedoria e o conhecimento, da verdade.

No mito, as únicas coisas que os pertencentes ao seu interior sabem apenas das imagens projetadas na parede, apenas a razão é capaz de tornar o fogo propriamente dito visível, e não apenas suas projeções.

Portanto, Platão, por meio da Alegoria da Caverna, explica a importância da razão e sua função: libertar o homem da escuridão da caverna.

7
Dislike1
User badge image

Ingryd Santos

Comentando sua importância para a distinção entre aparência e essência. ... Platão mostra como o ato de conhecer converte-se em uma libertação – trata- se de uma iluminação, pela qual o homem transporta-se do sensível para o inteligível. 

2
Dislike0
User badge image

Leo Muniz

.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais