Buscar

Capacidade processual, alguém saberia explicar o porquê da questão considerar como correto o item IV?

Sobre a capacidade processual é correto afirmar:

 

O absolutamente incapaz será assistido por seus pais, na forma da lei.

 

Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz suspenderá o processo e designará prazo razoável para que seja sanado o vício.

Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu somente é dispensável nas hipóteses  de composse ou de ato por ambos praticado.

 

O juiz nomeará curador especial ao capaz, se não tiver representante legal ou se os interesses deste colidirem com os daquele, enquanto durar a capacidade.

O Estado será representado em juízo pelo governador

💡 2 Respostas

User badge image

camila morais

Diferenciações claras e objetivas sobre capacidade de ser parte, processual e postulatória:

"... a capacidade para ser parte refere-se à possibilidade de o sujeito apresentar-se em juízo como demandante ou demandado, isto é, como autor ou réu em uma ação processual. Essa espécie de capacidade liga-se à existência de personalidade civil. Para a pessoa natural, a personalidade civil inicia-se com o nascimento com vida, embora a lei ponha a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. Para a pessoa jurídica, a personalidade civil é conquistada a partir da inscrição do seu ato formativo no respectivo registro (v.g. Junta Comercial). No entanto, em alguns casos, a legislação atribui capacidade para ser parte a determinados entes despersonalizados, assim como ocorre com a massa falida, o condomínio, o espólio, a herança jacente e com certos órgãos públicos que não detêm personalidade jurídica. Por sua vez, a capacidade processual tem a ver com a possibilidade de a parte praticar atos do processo sem o acompanhamento de outra pessoa. Em outras palavras, tem capacidade processual aquele que puder agir sozinho em juízo, realizando atos processuais de forma autônoma, sem o apoio de assistente ou representante legal. A título de exemplo, podemos lembrar que o recém-nascido ostenta capacidade para ser parte, afinal, ele possui personalidade civil. Entretanto, em virtude das naturais limitações que sofre, ele não possui capacidade processual, razão pela qual deve ser representado por seus genitores ou um tutor. Finalmente, a capacidade postulatória é a aptidão para requerer perante os órgãos estatais investidos da jurisdição. Em regra, essa espécie de capacidade é privativa do advogado regularmente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (EOAB, art. 1º). No entanto, essa regra do “jus postulandi” também comporta exceções, pois há casos em que a lei reconhece capacidade postulatória para a própria parte, tal qual ocorre na ação de “habeas corpus”.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A questão aponta de forma inadequada.

A resposta é alternativa II, nos termos do art. 76, do CPC: "Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz suspenderá o processo e designará prazo razoável para que seja sanado o vício."

Sobre a alternativa IV, quem a assinalou como correta pode ter se desatentado para o termo "capaz". Vejamos o teor do art. 72, I, do CPC:

"Art. 72. O juiz nomeará curador especial ao:

I - incapaz, se não tiver representante legal ou se os interesses deste colidirem com os daquele, enquanto durar a incapacidade;"

Alternativa I: Incorreta, nos termos do art. 71, do CPC. Ademais, o absolutamente incapaz é representado e não assistido: "Art. 71. O incapaz será representado ou assistido por seus pais, por tutor ou por curador, na forma da lei."

Alternativa III: Incorreta, nos termos do art. 73, §2º, do CPC: 

"Art. 73. O cônjuge necessitará do consentimento do outro para propor ação que verse sobre direito real imobiliário, salvo quando casados sob o regime de separação absoluta de bens.

[...]

§ 2º Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu somente é indispensável nas hipóteses de composse ou de ato por ambos praticado."

Alternativa V: Incorreta, conforme art. 75, II, do CPC:

"Art. 75. Serão representados em juízo, ativa e passivamente:

[...]

II - o Estado e o Distrito Federal, por seus procuradores;"

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais