Buscar

Como que Israel vence a guerra contra cinco países do oriente médio?

💡 14 Respostas

User badge image

Min Yoongina

No primeiro dia da guerra, houve a destruição de 309 dos 340 aviões de combate egípcios pelos caças israelenses em um espaço de apenas duas horas. Os aviões foram destruídos em suas bases militares no solo. No segundo dia, Israel cruzou as fronteiras da Península do Sinai. No terceiro dia, paraquedistas israelenses conquistaram a cidade velha de Jerusalém, que estava sob o domínio de jordanianos, e ainda no dia 7 chegaram ao estreito de Tiran e, no dia 8, a Rumani, perto do canal de Suez. Nos dias seguintes, Egito e Síria já estavam derrotados, e a guerra continuava contra a Jordânia. Com o avanço das tropas israelenses sobre a fronteira, houve a captura da Cisjordânia – porção jordaniana próxima à fronteira natural do rio Jordão.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Guerra em questão é a Guerra dos Seis Dias, ocorrida em Junho de 1967 entre Israel e Egito, Síria, Jordânia e Iraque. Buscaremos entender o que a motivou e os fatores que levaram à vitória israelense.

A hostilidade entre Israel e os países árabes surgiu com a própria fundação do estado judeu, em 1948. A maioria dos países da região não reconhecia o novo Estado e considerava sua ocupação de territórios ilegal.

A tensão aumentou à medida que governos nacionalistas ascenderam ao poder nos países árabes, após o fim da ocupação europeia, junto do apoio desses à Organização de Libertação da Palestina (OLP), que reclamava os territórios ocupados por Israel.

Israel conseguiu vencer a coligação árabe ao lançar uma guerra relâmpago, a partir de um ataque preventivo, contra os quais os árabes não estavam preparados. O apoio militar e tecnológico americano, que defende Israel desde sua independência, também foi essencial para a supremacia israelense.

Em resumo, a vitória de Israel pode ser atribuída à sua antecipação ao conflito, a velocidade com que atacou e a sua superioridade tecnológica, tornada possível pelo apoio americano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais