Buscar

por que os taninos são utilizados como antídotos?

💡 2 Respostas

User badge image

Jessica Fontes

Os taninos são adstringentes e hemostáticos e, portanto, suas aplicações terapêuticas estão relacionadas com essas propriedades. São empregados principalmente na indústria de curtume e têm também aplicação na indústria de tintas. São usados em laboratórios para detecção de proteínas e alcaloides e empregados como antídotos em casos de envenenamento por plantas alcaloídicas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O tanino é responsável pela adstringência, cor e um pouco do sabor do chá. Os taninos ocorrem normalmente nas raízes, madeira , casca, folhas e frutos de muitas plantas, particularmente na casca de espécies de carvalho e no sumagre e mirobalano.

Eles também ocorrem em galhas, crescimentos patológicos resultantes de ataques de insetos. Além de suas principais aplicações na fabricação e tingimento de couro, os taninos são utilizados na clarificação de vinho e cerveja , como componente para reduzir a viscosidade da lama de perfuração de poços de petróleo e na água da caldeira para impedir a formação de incrustações.

Por causa de suas propriedades adstringentes e adstringentes, o tanino tem sido usado para tratar amigdalites, faringites, hemorróidas e erupções cutâneas; foi administrado internamente para verificar diarréia e sangramento intestinal e como antídoto para venenos metálicos, alcaloidais e glicosídicos, com os quais forma precipitados insolúveis. Solúveis em água, os taninos formam soluções em azul escuro ou verde escuro com sais de ferro, propriedade utilizada na fabricação de tinta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais